Ciclone extratropical poderá levar rajadas de vento de mais de 100km/h ao litoral do RS neste sábado

Ciclone extratropical poderá levar rajadas de vento de mais de 100km/h ao litoral do RS neste sábado

MetSul Meteorologia e Inmet divulgaram alertas de rajas de alta intensidade no litoral do Rio Grande do Sul, principalmente entre Chuí e Mostardas

Rodrigo Thiel

Ciclone se formará em função de um sistema de baixa pressão, indicado com a letra B na imagem, e deverá atingir a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul neste sábado

publicidade

Após a enchente no norte do RS, a próxima condição climática que vai chamar a atenção no RS é um ciclone extratropical que está se formando na costa uruguaia e no Litoral Sul gaúcho. A MetSul Meteorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgaram alertas de ventos de grande intensidade para a madrugada e início da manhã deste sábado, com rajadas que podem superar os 100 km/h no litoral e no leste do RS. 

Ao longo do dia, o ciclone se desloca para o mar e os ventos deve perder força gradativamente. Conforme a MetSul Meteorologia, o ponto da costa gaúcha que deve registrar rajadas com maior intensidade fica entre Chuí e Mostardas, com o vento podendo chegar a 120 km/h. Em Porto Alegre, as rajadas devem ficar entre 60 km/h e 70 km/h na média, mas alguns pontos da cidade podem registrar ventos de até 90 km/h.

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil de Porto Alegre registrou um acumulado de 60 milímetros de chuva desde o início da madrugada de sexta-feira, em suas estações no Jardim Botânico e no Belém Novo. No início da tarde, a régua automática da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) apontou que o nível do Guaíba estava em 1,31 metro. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), não houve registro de maiores problemas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895