Cidades da Região Metropolitana fazem agendamento para aplicação da vacina Pfizer

Cidades da Região Metropolitana fazem agendamento para aplicação da vacina Pfizer

Esteio, Sapucaia do Sul e Gravataí vão vacinar pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas na próxima semana

Fernanda Bassôa

Governo deve enviar até o final de semana novas doses para Região Metropolitana

publicidade

Com a sinalização do Governo do Estado, que deve enviar lotes da vacina da Pfizer para a Região Metropolitana até o final desta semana, três municípios já estão fazendo agendamentos para a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas a partir da próxima segunda-feira. 

Em Esteio o agendamento vale apenas para gestantes e puérperas (mulheres que tiveram parto realizado há 45 dias, no máximo) que tenham alguma das comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde.

O cadastro deve ser feito no site da prefeitura ou pelo telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h. A imunização acontece na próxima segunda-feira, das 17h30min às 19h, e terça-feira, das 8h30min às 10h, em frente à Secretaria Municipal da Saúde (avenida Padre Claret, 666). 

Para ser imunizada, é necessário levar comprovante de residência, documento de identificação e documento que ateste a condição de gestante ou puérpera (laudo médico, exame, carteira de acompanhamento ou certidão de nascimento do recém-nascido) e que ateste a doença (laudo médico ou prescrição de medicamento de uso contínuo para as doenças relacionadas ou exame com laudo conclusivo).

Sapucaia do Sul iniciou nesta quarta-feira o agendamento para aplicação da primeira dose da Pfizer. O cadastro vale para pessoas com deficiência permanente (BPC), em faixa etária a partir de 18 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com liberação escrita de seu médico (a) e pessoas maiores de 18 anos com comorbidades.

De acordo com a prefeitura, o agendamento deve ser feito através do Whatsapp das 24 unidades do bairro referência ou presencialmente na UBS da preferência do morador. A vacinação, com dias e horários previamente agendados, acontecerá na UBS Centro. Para Esteio está prevista a chegada de um lote com 732 doses e Sapucaia do Sul, 1.200 doses.

A cidade de Gravataí inicia a aplicação da vacina Pfizer na próxima segunda-feira. Entretanto, para receber o imunizante é necessário fazer o agendamento pelo telefone 3600-7254. A imunização nesta fase compreende gestantes e puérperas, bem como pessoas com deficiência permanente que precisam apresentar laudo médico. Pessoas comorbidades devem apresentar atestado, laudo médico ou prescrição que comprove a comorbidade. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895