O Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre, realizou uma doação de 600 livros de literatura e 300 gibis para a Associação Viva e Deixe Viver, ONG que há 27 anos atua com a contação de histórias para crianças e adolescentes em escolas e hospitais.
A ação foi desenvolvida pelos alunos do 3ª série do Ensino Médio e coordenada pela professora Daniela Raad em parceria com a Naraiana Freitas, voluntária da Viva e Deixe Viver, com o objetivo de apoiar e incentivar o trabalho dos contadores de histórias que diariamente transformam a rotina de crianças hospitalizadas por meio da leitura e dos livros.
Os livros e gibis doados foram destinados às bibliotecas de hospitais e instituições atendidas pela Associação Viva e Deixe Viver em Porto Alegre. “Ações voluntárias e colaborativas estão no dia a dia dos alunos do Colégio Israelita Brasileiro. Na disciplina de Liderança Comunitária, eles são estimulados a desenvolver uma ação ou projeto que estimula o engajamento e promove valores fundamentais como solidariedade, empatia e cidadania”, destaca Naraiana.
Viva e Deixe Viver em Porto Alegre - A associação conta com 78 voluntários contadores de histórias e 12 "fazedores de histórias" que atuam em locais como o Hospital da Criança Santo Antônio, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), a APAE de Sapucaia do Sul e Triunfo, entre outros. Graças à campanha promovida pelo colégio, essas bibliotecas agora dispõem de um acervo renovado e ampliado, permitindo que mais crianças tenham acesso a histórias que proporcionam momentos de alegria e esperança em um ambiente hospitalar.