Coleta de materiais e arrecadação de alimentos marcam Dia Mundial da Limpeza neste sábado em Canoas

Coleta de materiais e arrecadação de alimentos marcam Dia Mundial da Limpeza neste sábado em Canoas

Três drive-thrus serão realizados em horários e locais distintos

Fernanda Bassôa

Dia Mundial da Limpeza une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia

publicidade

Neste sábado, data em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza, a cidade de Canoas será palco de uma série de atividades pelo quarto ano consecutivo. O grupo “Limpa Canoas” - criado da união de ONGs, voluntários, entes públicos e da comunidade em geral – planejou atividades e intervenções que acontecerão nos turnos manhã e tarde, simultaneamente no Parque Getúlio Vargas (capão do Corvo) e no MiniZoô. Entretanto, algumas ações ainda acontecem de forma descentralizada a fim de angariar mais adeptos à participação. Espalhados pelo parque, serão montados pelo menos cinco Ecopontos distintos. Neles (cada um em específico) serão coletados jornais, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, plástico, metal, vidro, papel, óleo de fritura, tampinhas, roupas e jornais. No Ecoponto Solidário haverá a arrecadação de alimentos, ração, material de higiene e de roupas adulto e infantil. Também haverá atividades de limpeza mental e exposição dos trabalhos dos grupos parceiros.

Além disso, estão programados três drives-thrus em locais e horários distintos no mesmo dia. Das 9h às 14h acontece o Drive-Thru Ambiental na Escola Rondônia, com a coleta de eletrônicos, pilhas e lâmpadas usadas. A partir das 14h ocorre a abertura do Drive-Thru Solidário na avenida Farroupilha, com arrecadação de alimentos, e terceiro um drive-thru, na avenida inconfidência (próximo ao Arroio Araçá), com a coleta de itens de higiene pessoal.

Renata Gautier, líder no movimento Limpa Brasil, voluntária da Ong SOS Mata Atlântica e Bióloga no Zoológico Municipal de Canoas, explica que o Dia Mundial da Limpeza une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. “A criação de cidades seguras, resilientes e sustentáveis é uma das principais prioridades dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Este objetivo só pode ser alcançado envolvendo todos os cidadãos. O Dia Mundial da Limpeza é uma ótima maneira de reunir as pessoas, pois as contribuições conjuntas levarão a uma diminuição da pegada ecológica da cidade, reduzindo os efeitos nocivos das mudanças climáticas e aumentando a responsabilidade de cada cidadão.” Segundo ela, haverá ações de limpeza com grupos fechados nos bairros Olaria, Guajuviras e ao longo das avenidas Araçá e Inconfidêcia.

A embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil na cidade de Canoas e bióloga sanitarista, Jaíza Frias Pedroso, parceira da atividade, diz que devido a pandemia, o grupo adotou o conceito #EuCuidodoMeuQuadrado. “Ou seja, que cada um faça ações individuais dentro de suas casas e com seus familiares. O conceito #EuCuidodoMeuQuadrado propõe que cada voluntário participe mesmo de dentro da sua própria casa, realizando limpeza ambiental (de focos de dengue e reciclagem), limpeza solidária (desapego, doação e reuso de materiais), limpeza digital (nos aparelhos e dispositivos eletrônicos) ou mesmo uma limpeza mental (proposta através de leituras, esportes ou meditação).”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895