Coletas para nova fase da pesquisa sobre coronavírus começa nesta segunda em Esteio

Coletas para nova fase da pesquisa sobre coronavírus começa nesta segunda em Esteio

Na primeira fase, foram realizados testes em 543 moradores do município

Fernanda Bassôa

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com quatro instituições gaúchas de ensino superior

publicidade

Começa nesta segunda-feira, a segunda etapa de coletas para continuidade da pesquisa que tem por objetivo traçar um perfil epidemiológico, genômico e clínico do novo coronavírus no município de Esteio. Nesta nova fase do estudo, mais uma vez, as equipes percorrerão todos os bairros residenciais da cidade. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com quatro instituições gaúchas de ensino superior e envolve 49 pesquisadores.

Devidamente identificados e utilizando equipamentos de proteção individual, os integrantes do projeto visitam esteienses, sorteados em 31 setores. As visitas acontecerão através da aplicação de um questionário e da coleta de sangue, testagem rápida para a Covid-19, cujo resultado fica pronto em 15 minutos.

A primeira etapa da pesquisa, que ocorreu entre 18 e 20 de maio, apontou a confirmação de dois casos em testes realizados em 543 moradores. Esse levantamento considera uma prevalência de 37 casos positivos a cada 10 mil pessoas. Ou seja, na primeira fase, a pesquisa revelou que o número de infectados pode ser 12 vezes maior que o oficializado pelas autoridades. Atualmente, Esteio conta com 46 casos confirmados, 25 curados, 54 suspeitos, 1.539 descartados e um óbito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895