Com anúncio de novo prédio, jantar do Instituto do Câncer Infantil bate recorde de participantes

Com anúncio de novo prédio, jantar do Instituto do Câncer Infantil bate recorde de participantes

Evento realizado na noite de terça-feira na Associação Leopoldina Juvenil com apresentação do cantor Thiaguinho

Rodrigo Thiel

O superintendente e fundador, o médico Algemir Lunardi Brunetto, anunciou a construção de um novo prédio do ICI, que se chamará Centro de Assistência e Pesquisa em Oncologia Pediátrica Celso Rigo

publicidade

O tradicional Jantar Anual do Instituto do Câncer Infantil (ICI) reuniu centenas de pessoas em prol da nobre causa na Associação Leopoldina Juvenil. De acordo com a organização do evento, mais de 700 apoiadores da luta contra o câncer infantojuvenil participaram do evento, que contou ainda com a apresentação do cantor Thiaguinho. O superintendente e fundador, o médico Algemir Lunardi Brunetto, ressaltou que o jantar é um momento especial para agradecer a todos que ajudam a manter o instituto e ainda anunciou a construção de um novo prédio do ICI.

“Estamos aqui para dizer muito obrigado a todos que ajudam nos nossos desafios e projetos, como, por exemplo, a expansão do Instituto do Câncer Infantil para outros estados. Embora a gente tenha esse foco no Rio Grande do Sul, é importante cuidar de uma criança com câncer independente do endereço. Porque ela, recebendo o tratamento em um centro especializado, terá mais de 70% de chance de cura. Estamos avançando muito, estamos expandindo como programa assistencial e isso nos deixa muito felizes”, citou Brunetto.

Sobre a construção da nova unidade, o superintendente conta que o prédio será erguido ao lado da atual sede do ICI e servirá para a assistência aos pacientes e também para pesquisa. “Quanto mais ajuda a gente tem, mais longe o instituto pode chegar. Esta unidade terá o nome do empresário que comprou o terreno e que tem nos ajudado de maneira muito expressiva nos últimos anos. O prédio se chamará Centro de Assistência e Pesquisa em Oncologia Pediátrica Celso Rigo”, completou.

O evento contou com a participação de autoridades, personalidades e empresários, como o embaixador do instituto, o ex-jogador Andrés D’Alessandro, e Celso Rigo, autor da doação do terreno que receberá a nova unidade do ICI. 

Outro anúncio feito durante a cerimônia foi a da Pestana Leilões, que lançou oficialmente mais uma edição do Leilão da Coragem, cujo valor será revertido para o ICI. Um dos momentos mais marcantes do jantar do ICI foi quando o cantor Thiaguinho subiu ao palco ao lado de pacientes assistidos pela instituição e cantou a música “Vencedor”.

Uma destas crianças foi Ashley Cueva, de 12 anos. Ao lado da mãe Pâmela, ela contou um pouco sobre a sua luta contra dois diagnósticos de câncer infantil, um aos 4 anos e outro aos 6 anos, e sobre o atendimento recebido na entidade sem fins lucrativos que atua há 31 anos no RS. “Quando a gente chega lá é muito bem atendido e acolhido. E agora, neste momento, tu pensa em tudo que eles passaram. Tu vê todos eles bem, falando de luta, falando de vitória. Para nós, que quase perdemos eles, é muito gratificante”, falou a mãe.

O cantor Thiaguinho também falou sobre a importância de ajudar este tipo de causa social. “A gente, que vive de música, vive com a sensibilidade a flor da pele. E quando recebi a oportunidade de participar desse evento veio, me tocou bastante, principalmente por envolver criança. Já tive esse problema na minha família, mas vim pra fazer alegria e para que as crianças levem isso para o coração”, citou o cantor.

Entre as autoridades e personalidades presentes no evento, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, exaltou também o trabalho dos voluntários do ICI e todos aqueles que ajudam no dia a dia da entidade. “O voluntariado faz uma diferença enorme na vida de uma cidade. Estamos falando de famílias que muitas vezes chegam de vários pontos do nosso estado, ou do país, para tratamento. E o instituto tem essa capacidade de cuidar dos pacientes e das famílias. Então, nós estamos aqui para reafirmar nossa parceria e dizer que a festa é para estimular também que outros voluntários façam parte desta causa”, finalizou o prefeito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895