Com galinheiro sustentável, escola de Triunfo incentiva a educação ambiental e inclusão social

Com galinheiro sustentável, escola de Triunfo incentiva a educação ambiental e inclusão social

Iniciativa selecionada pelo Edital Braskem Projetos que Transformam resultou em um novo ambiente pedagógico e lúdico para os alunos

Ana Cardoso

O projeto atenderá estudantes da Escola Técnica Municipal Farroupilha em Triunfo

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A partir deste mês de março, a Escola Técnica Municipal Farroupilha, de Triunfo, oportuniza uma nova experiência de aprendizagem para toda a sua comunidade escolar e seus mais de mil alunos. Abordando temas como reciclagem, economia circular, cidadania e respeito ao meio ambiente, o projeto “As galinhas não são mais as mesmas: agora o galinheiro é sustentável, educacional e de inclusão social” é uma das duas iniciativas gaúchas contempladas na segunda edição do Edital Braskem Projetos que Transformam.

Construído ao longo de março com materiais reciclados, o galinheiro localizado nas áreas de convivência da escola será usado de forma complementar às atividades desenvolvidas em sala de aula contemplando diversas turmas, desde os primeiros níveis do Ensino Fundamental ao Técnico. O objetivo é que a estrutura, que inclui telhas ecológicas feitas de plástico reciclado (garrafas pet) e uma cisterna para reservar água da chuva, seja utilizada para atividades que envolvam os estudantes de forma prática e lúdica. Em conformidade com a vigilância sanitária, o espaço receberá suas visitantes, com limite de 10 galinhas, até duas vezes por semana.

A ideia de construir o galinheiro surgiu a partir de uma demanda da própria escola, que buscava uma forma de dar um destino mais adequado aos restos de alimentos oriundos do refeitório. “Este é um projeto com envolvimento constante de todos, com muitas responsabilidades e aprendizagens que vão além do dia a dia em sala. As aulas não serão mais as mesmas, pois teremos a partir de agora, muitas atividades práticas com o galinheiro”, conta a professora e coordenadora do projeto, Christina Talayer.

Segundo ela, o viés lúdico e a interação que as crianças poderão ter com o espaço permitirá, ainda, ações pedagógicas mais adequadas junto aos estudantes no espectro autista ou com algum grau de deficiência cognitiva. Entre oficinas, encontros em grupo e manutenção básica do galinheiro, todas as ações serão acompanhadas por uma terapeuta especializada em projetos de educação envolvendo animais que foi contratada pela instituição de ensino especialmente para a iniciativa e que soma-se à equipe multidisciplinar da escola.

Realizado em âmbito nacional, o Edital Braskem Projetos que Transformam no RS contempla ideias que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas às áreas de atuação da companhia. As selecionadas são executadas em até 12 meses por entidades que já atuam localmente. “Essa é uma iniciativa que, como poucas, une muitos de nossos pilares em uma só ação. A execução do projeto é apenas o ponto de partida para um leque de oportunidades que toda a comunidade escolar poderá usufruir a partir de agora de forma interativa e lúdica”, destaca o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.

Sob supervisão de Luciamem Winck


Correio do Povo
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