Com retomada de voos para Porto Alegre, Uruguaiana volta a receber compristas
Fim de ano deve movimentar os free shops da cidade
publicidade
O Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana, retomou no início de novembro as rotas de voos para Porto Alegre. A volta da conexão acontece em um momento importante para o setor comercial de Uruguaiana, uma vez que a proximidade das datas festivas de fim de ano deverá movimentar também a cidade.
Conhecida como a capital nacional dos free shops, Uruguaiana possui o maior número de lojas francas terrestres do Brasil, até o fim do ano, serão 12 lojas em operação, vendendo produtos com isenção de impostos, como bebidas, perfumes, roupas, brinquedos, malas, alimentos importados, eletrônicos e eletrodomésticos.
De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU), 50% dos compristas são do próprio Rio Grande do Sul, vindos do interior (30%) e da capital (20%). A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL) destaca que o período será marcado por promoções especiais e eventos para atrair visitantes.
Wesley Puygcerver, gerente do Aeroporto Rubem Berta, ressalta que os passageiros deste ano irão embarcar e desembarcar em uma nova sala, mais ampla e confortável, que faz parte do pacote de obras da CCR Aeroportos, que investiu mais de R$ 40 milhões de melhorias em infraestrutura. “Estamos com uma média de ocupação que chega a quase 100% da lotação das aeronaves. É um momento especial para a nossa cidade, que vem atraindo turistas e compristas para este período do ano”, disse o gerente.
Normas para transporte de compras
O gerente reforça que os passageiros devem ficar atentos às normas para o transporte das compras e, assim, evitar transtornos durante a inspeção das bagagens, especialmente no caso de bebidas alcoólicas.
De acordo com as normas regulatórias, é permitido transportá-las em bagagens de mão, respeitando o limite de cinco litros por passageiro e com teor alcoólico de até 70%. As bebidas também precisam estar devidamente lacradas. A recomendação é despachá-las antes do embarque.
“Tanto no site da CCR Aeroportos quanto no site das companhias aéreas, o passageiro encontrará todas as normas para garantir que possa levar para casa todos os itens comprados. O aeroporto é um parceiro da cidade nesse desenvolvimento e recebe muito bem todos os visitantes”, afirma Puygcerver.