Comandante do Exército visita Santa Maria nesta quinta-feira

Comandante do Exército visita Santa Maria nesta quinta-feira

Agenda do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira inclui as unidades militares e a área na cidade que poderá abrigar a nova Escola de Sargentos

Renato Oliveira

Comitiva acompanhará programação na região dos quartéis no município

publicidade

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, estará em Santa Maria nesta quinta-feira. O general receberá honrarias e assistirá demonstrações para evidenciar a disciplina operacionalidade das tropas da 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

A programação marca a visita do comandante na região dos quartéis na cidade, incluindo a área no bairro Boi Morto onde poderá ser construída a nova sede da Escola de Sargentos das Armas (ESA). Santa Maria está entre os três municípios no país finalistas para receber a unidade militar.

No Campo de Instrução, vai ocorrer a Operação Marechal José Pessoa, dando continuidade às atividades em comemoração aos 100 anos do emprego dos blindados pelo Exército. A programação marca também a inauguração da designação histórica do CA-Sul, que passa a se chamar Centro de Adestramento-Sul General Geraldo Antônio Miotto, que foi comandante Militar do Sul e faleceu em decorrência da Covid-19 em 20 de janeiro deste ano.

Na cidade, o comandante do Exército estará acompanhado do general Joarez Alves Pereira Júnior, gerente do Projeto da Nova ESA; do general Marcos Antônio Amaro dos Santos, chefe do Estado-Maior; do general Valério Stumpf Trindade, comandante Militar do Sul; e do general Hertz Pires do Nascimento, comandante da 3ª Divisão de Exército.

Na última terça-feira, durante a visita do comandante Paulo Sérgio de Oliveira ao Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, assinaram um protocolo de intenções entre o Estado e o município com o objetivo de somar esforços para viabilizar a instalação da Escola de Sargentos. Além de entregar uma maleta com todos os documentos dos projetos já iniciados pela prefeitura e pelo Estado para a instalação, foram apresentados três vídeos produzidos pela Secretaria Extraordinária de Comunicação de Santa Maria.

Pelo material, o comandante conheceu mais detalhes sobre o município e o Estado e a mobilização da comunidade para receber a ESA. “Nós demonstramos o que são Santa Maria e o Rio Grande do Sul, para que os militares tenham certeza de que a cidade está pronta para receber a Escola de Sargentos”, afirmou o prefeito Pozzobom.

Entre os projetos estão a ampliação do Aeroporto Municipal, a instalação de sistema de videomonitoramento na escola e na nova Vila Militar, a duplicação da RSC 287 e a conclusão da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. Atualmente, a ESA funciona descentralizada, com unidades em várias cidades. A ideia do Exército é unificá-la em um município, com estrutura moderna, Recife (PE) e Ponta Grossa (PR) também estão na disputa. O anúncio oficial da nova sede da escola deve ocorrer em agosto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895