A prefeitura de Novo Hamburgo deu início, ainda na semana passada, à ação de desassoreamento e limpeza do Arroio Pampa, no bairro Canudos. As máquinas iniciaram os trabalhos a partir da avenida dos Municípios e os trabalhos serão realizados em uma extensão de mais de dez quilômetros. Conforme o engenheiro da secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura, Glauber Guiliani, inicialmente serão desassoreados 400 metros, priorizando os locais que se encontram em piores condições de escoamento.
A limpeza no curso d'água só é possível porque o Município foi contemplado com recursos de R$ 1,5 milhão do programa do governo do Estado Desassorear RS. "Essa é uma ótima notícia para o bairro, pois dará mais vasão às águas que passam pelo trecho e desembocam no Rio do Sinos. Essa é uma melhoria que a comunidade estava esperando há anos e só estamos realizando porque recebemos o apoio do governo do Estado", declara o prefeito Gustavo Finck.
Além disso, o Município continua a limpeza do Arroio Cerquinha, no bairro Boa Saúde. A melhoria é possível graças a um convênio, no valor de R$ 700 mil, entre a Prefeitura e o governo do Estado, para contratação das máquinas utilizadas no serviço.
- Governo do Estado destina R$ 1,5 milhão para desassoreamento de arroios em Novo Hamburgo
- Começa desassoreamento no Arroio Feijó para evitar alagamentos e combater cheias em Alvorada
- Prefeitura de São Leopoldo apresenta projeto de desassoreamento em ponto crítico do Rio dos Sinos
- Venâncio Aires inicia limpeza de sangas por meio do Programa Desassorear RS