Começa em Cachoeirinha castração gratuita para animais de rua e lares temporários

Começa em Cachoeirinha castração gratuita para animais de rua e lares temporários

Atendimento com agendamento inicia nesta quarta-feira

Fernanda Bassôa

A previsão é de que sejam realizadas até 100 castrações por mês

publicidade

Os atendimentos do Centro de Saúde Animal 4 Patas de Cachoeirinha começam nesta quarta-feira. O local, entregue ontem pela Prefeitura, destinado à castração de animais em situação de rua, de resgate e lar temporário.

Os procedimentos são gratuitos, mas para ter direito à castração dos animais os protetores precisarão fazer um cadastro junto à Diretoria de Proteção Animal, através do site da Prefeiturae preencher formulário. O agendamento de consultas e a ordem dos atendimentos estão sendo definidas por uma comissão formada por protetoras e protetores de diferentes regiões da cidade que trabalharão em parceria com a Administração Municipal. A previsão é que sejam realizadas até 100 castrações por mês, atendendo a cães e gatos de toda a Cachoeirinha.

O espaço, que tem cerca de 200 metros quadrados de edificação, dispõe de salas de cirurgia, pós-cirurgia, sala de atendimento veterinário ambulatorial, recepção e de uma ampla área externa. Além das castrações, a clínica vai implantar chips de identificação em todos os animais que atender. No entanto, não haverá plantões noturnos.

O prefeito Miki Breier reafirmou que a construção do Centro só foi possível porque contou com a parceria da iniciativa privada que cedeu o terreno para que o projeto saísse do papel, bem como o material de construção. Segundo ele, a Prefeitura entrou com a mão de obra, recursos humanos e compra dos equipamentos cirúrgicos, em um investimento de R$ 90 mil.

“Não temos um número definido de cães de rua na cidade, mas estou certo de que ele é bem considerável, por isso a necessidade de suprir mais esta demanda. Neste sentido, a parceria com a comunidade e com a iniciativa privada é de suma importância, tendo em vista que sozinho e com os atuais recursos disponíveis, o Município não conseguiria.”

O Centro Municipal de Saúde Animal, fica na rua Décio Martins Costa, n° 257, na Vila Eunice, e não funcionará como abrigo, apenas posto veterinário para castração dos animais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895