Começa em Flores da Cunha programa de combate ao borrachudo

Começa em Flores da Cunha programa de combate ao borrachudo

Secretaria Municipal de Agricultura realiza encontros em comunidades do interior

Celso Sgorla

As palestras ocorrem neste mês de junho

publicidade

Flores da Cunha começou nesta semana uma série de encontros nas comunidades do interior do município para apresentar o novo programa municipal de combate ao mosquito borrachudo. O programa segue normativa estadual para auxiliar na prevenção da proliferação do inseto.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Stella Pradella, informa que nos últimos meses foram realizados os mapeamentos e levantamentos em rios e córregos do município, que apontaram índices elevados de larvas e do mosquito. “Para iniciar os novos parâmetros de combate é fundamental o envolvimento da comunidade, e a participação nas reuniões técnicas que vão ocorrer no decorrer deste mês de junho”, adiantou a secretária. O trabalho conta com palestra do representante da vigilância ambiental Eduardo Kieling.

Stella lembra que no último verão a proliferação do borrachudo foi grande e que, para prevenir a infestação na próxima primavera e verão,  já estão sendo tomadas medidas no sentido de reduzir a incidência do inseto. Segundo a secretária, com o mapeamento é possível saber a quantidade certa do larvicida que deve ser despejado no arroio, evitando desperdício do produto. “Cada produtor vai usar uma dose diferente, conforme a vazão do riacho que passa pela sua propriedade”.

Também está sendo feito trabalho de conscientização juntos aos agricultores para que procurem retirar do leito dos rios garrafas pet, vegetais que estejam apodrecendo e para que deem destinação correta ao esgoto das propriedades. Para o segundo semestre, a secretária adiantou que será desenvolvido projeto de recomposição da mata ciliar nas encostas do rios. Ela explica que na sombra o mosquito se prolifera menos porque prefere locais ensolarados e com oxigenação da água. As mudas serão fornecidas pela Prefeitura de Flores da Cunha. 

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895