Começa primeira etapa das obras no Centro de Novo Hamburgo

Começa primeira etapa das obras no Centro de Novo Hamburgo

Com linha de crédito do BID, o projeto inclui pavimentação e sinalização viária

Stephany Sander

Praça do Imigrante é um dos pontos que receberão serviços de revitalização

publicidade

A primeira etapa das obras de revitalização do centro de Novo Hamburgo começa nesta segunda-feira. O projeto, que faz parte do Programa Procidades e tem linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), inicia-se pelo trecho da avenida Nações Unidas entre as ruas Cinco de Abril e Joaquim Nabuco, abrangendo drenagem e nova rede de esgoto.

A prefeita Fátima Daudt destaca que haverá ainda serviços de pavimentação, sinalização viária, urbanização, modernização de redes de saneamento, elétricas e de iluminação na Praça do Imigrante, no Calçadão Oswaldo Cruz e em mais nove ruas centrais. Segundo ela, os recursos são específicos e destinados exclusivamente para essas obras. O investimento total é de R$ 24 milhões.

Quem circula pela Praça do Imigrante observa alterações no trânsito e tapumes na região do Largo de Canelones. Não é mais permitido tráfego no trecho nem estacionamento na rua Marcílio Dias, entre a Nações Unidas e a Imperatriz Leopoldina, no lado direito da via. O mesmo ocorre na Imperatriz Leopoldina entre a Marcílio Dias e a Cinco de Abril. E a rua Pinto Bandeira tem sentido invertido. Alguns desvios no trânsito local ocorrerão à medida que os serviços avançarem.

Conforme a arquiteta Andréa Elisa Martins Schütz, os materiais utilizados serão contra pichações, antiderrapantes e com acessibilidade. “O chafariz será interativo, haverá Wi-Fi central, espaço para animais de estimação e Chimarródromo com água quente, além de iluminação em LED”, diz. A revitalização do Calçadão Oswaldo Cruz será dividida em dois trechos, abrangendo toda a sua extensão, que receberá rede subterrânea de energia iluminação e pavimento com piso permeável, além do trecho lateral, que terá redes de água e esgoto. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895