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Começa dragagem no canal da Feitoria e pregão para trabalhos em outros 11 ocorre na próxima semana

Cronograma de serviços segue conforme o esperado, diz presidente da Portos RS

Dragagens estão em andamento em canais doi Guaíba e Lagoa dos Patos
Dragagens estão em andamento em canais doi Guaíba e Lagoa dos Patos Foto : Camila Cunha

Ocorre no próximo dia 30 o pregão eletrônico de prestação de serviços da Portos RS para a dragagem de 11 canais, oito deles da bacia do Guaíba, às 10h, e mais três da Lagoa dos Patos, às 11h. O valor estimado do contrato não está divulgado, somente após o fechamento da disputa. De acordo com o presidente da estatal portuária, Cristiano Klinger, o cronograma das dragagens segue conforme o esperado. “Conforme vamos executando as obras, vamos analisando, e melhorando ou reduzindo o problema da navegação como um todo, tanto no canal de Rio Grande, quanto na navegação interior”, disse ele.

O trabalho no conjunto de canais está dividido em sete lotes, e todos devem ser terminados até o final de 2026, com R$ 731 milhões de recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). O canal 1, de Itapuã, está concluído. No lote 2, são quatro: Pedras Brancas, praticamente concluído, São Gonçalo, “bastante adiantado”, disse Klinger, Leitão e Furadinho. Este lote sofreu atrasos devido às chuvas de junho, que causaram a paralisação dos serviços por cerca de 15 dias e o retorno da sedimentação no Pedras Brancas, com R$ 11 milhões em adição ao contrato.

O lote 3 é o canal da Feitoria, que, por ser um dos principais locais de passagem de navios na área portuária de Porto Alegre e para a região Metropolitana, foi separado dos lotes 5 e 6, que contemplam os seguintes onze canais: Campista, do Junco, Belém, Cristal, Navegantes, Porto Alegre, Foz do Gravataí-Humaitá e Rio das Balsas (chamado internamente de lote 1, para fins de licitação, todos do Guaíba, com prazo de execução de 330 dias a partir da assinatura), Setia, Coroa do Meio e do Nascimento (chamado internamente de lote 1, para fins de licitação, todos da Lagoa dos Patos, com prazo de 270 dias para serem executados).

Lentidão das obras

Empresas operadoras da navegação interior chegaram a criticar a lentidão de obras na Feitoria, porém a empresa contratada pela Portos RS já iniciou a execução dos trabalhos de remoção dos sedimentos nesta semana. O canal de Rio Grande é o lote 4, e é “a maior obra de dragagem em andamento no país”, disse Klinger. São 15 milhões de metros cúbicos de sedimentos em 30 quilômetros, com investimentos de R$ 432 milhões, assegurando um calado de 15 metros nos principais trechos do canal de acesso.

Este contrato, com a empresa holandesa Van Oord, tem prazo estimado de execução de 15 meses a partir do último dia 1º, quando houve sua assinatura, em ato em Rio Grande com a presença do governador Eduardo Leite. Os canais 5 e 6, cujo pregão é no dia 30, já tiveram, portanto, os editais publicados no site da Portos RS. O lote 7, por fim, abrange mais quatro canais menores, e o trabalho de documentação para esta licitação será iniciado depois da conclusão do processo dos lotes 5 e 6.

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