Um terço dos moradores de Porto Alegre deve se preparar para intervenções programadas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que devem causar desabastecimento de água entre as primeiras horas da terça-feira, até ao longo da quarta-feira, com possibilidade de extensão curta deste prazo em locais mais altos e longínquos, disse o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.
Ao todo, cerca de 480 mil pessoas em 43 bairros devem ser afetadas total ou parciamente pelo desligamento temporário da Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus, que ocorre às 22h desta segunda, horário em que haverá a parada da captação, além de mais uma série de serviços.
Durante o período de manutenção, o abastecimento por meio de caminhões-pipa será destinado a estabelecimentos, como hospitais, postos de saúde e escolas. Intervenções do tipo ocorrem todo inverno, devido à menor demanda de água, acrescentou ele. "Não temos como deixar centenas de milhares de pessoas um dia inteiro sem água no auge do verão, onde há piscinas, clubes, além das férias escolares", afirmou Perrone.
Será feita a troca de uma válvula da estação de bombeamento de água bruta localizada em frente ao viaduto Dom Pedro I, no Parque Marinha do Brasil. Antes, haviam sido feitas duas paradas nas estações São João, há 45 dias, e a Moinhos de Vento, dez dias atrás. Assim que a captação parar na ETA Menino Deus, será extravasada a água bruta existente nos canos e o conserto propriamente dito inicia.
"O serviço deve durar entre dez e 12 horas, então a partir das 19, 20, 21, 22 horas, a ideia é religar a estação e iniciar novamente o bombeamento de água tratada para toda a população que ficará sem abastecimento na terça. Quem tem reservação, pedimos que faça um racionamento importante, para que seu impacto seja o menor possível", acrescentou Perrone.
Nas áreas onde o abastecimento ocorre por gravidade, como o entorno da estação e bairros próximos, como Centro Histórico, Menino Deus e Cidade Baixa, é esperada uma diminuição do impacto já na terça-feira à noite, enquanto na maior parte dos lugares afetados, ao longo da quarta. Locais que recebem água de dois sistemas na Capital podem ter apenas baixa pressão, pois o outro permanece ativo. "Estaremos com bombeamento a pleno em todos os outros sistemas", salientou o diretor-presidente.
Serviços a serem executados pelo Dmae
- Substituição de válvula de 800 milímetros de diâmetro na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Menino Deus;
- Substituição de duas válvulas de 700 milímetros de diâmetro em filtros na ETA Menino Deus, além de poda da vegetação ao longo da estação;
- Manutenção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Catumbi, com instalação de novo motor de maior capacidade;
- Substituição de registro de 600 milímetros de diâmetro na travessa Luiz Tamanini, no bairro Teresópolis, reforçando a adutora que abastece a região Sul do sistema;
- Demandas pontuais pendentes na região, registradas via 156, executadas pelas distritais do Dmae.
Bairros afetados pelos trabalhos
Todos aqueles atendidos total ou parcialmente pelo Sistema Menino Deus:
Alto Teresópolis
Agronomia
Azenha
Belém Velho
Boa Vista
Bom Jesus
Camaquã
Campo Novo
Cascata
Cavalhada
Centro
Chácara das Pedras
Cidade Baixa
Coronel Aparício Borges
Cristal
Glória
Higienópolis
Ipanema
Jardim Botânico
Jardim Carvalho
Jardim do Salso
Jardim Itu
Jardim Sabará
Lomba do Pinheiro
Medianeira
Menino Deus
Nonoai
Partenon
Petrópolis
Praia de Belas
Santa Tereza
Santana
Santo Antônio
São José
Teresópolis
Três Figueiras
Tristeza
Vila Assunção
Vila Conceição
Vila Jardim
Vila João Pessoa
Vila Nova