Complexo Cultural do Porto Seco inaugura centro de doações para desabrigados em Porto Alegre
Pavilhão tem aproximadamente 1.100 metros quadrados
publicidade
Uma central logística foi montada pela prefeitura no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte de Porto Alegre. O espaço, um pavilhão de aproximadamente 1.100 metros quadrados, reúne doações de grande porte e aquisições feitas pela administração municipal.
De acordo com a prefeitura, a central vai abastecer 17 pontos de coleta e distribuição de doações em Porto Alegre. Além disso, mais duas estruturas são geridas pela prefeitura, sendo o ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), que aceita todo tipo de doação de pequeno e médio portes, menos produtos perecíveis, e a sede da Defesa Civil, que não recebe mais doações e passará a integrar a rede de distribuição da central.
O secretário de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, Cássio Trogildo, destaca que o foco da iniciativa é receber produtos com alta demanda, à exceção de galões de água. Produtos de limpeza também começam a ser estocados no local.
“A central fica em um pavilhão com bastante espaço, onde vamos reunir donativos como cestas básicas, colchões, roupas e cobertores. Precisamos de itens que tenham saída rápida, uma vez que não serão distribuídos no local e sim enviados a outros pontos. O objetivo é fazer a distribuição de maneira ágil , para não acumular mantimentos”, disse.
O secretário ainda destacou que os mantimentos também serão entregues às famílias que se voluntariaram a abrigar pessoas afetadas pela enchente, no modelo denominado acolhimento familiar.
“Estamos coordenando a entrega com as subprefeituras, para auxiliar os voluntários na manutenção da estadia dos desabrigados”, pontuou Cássio Trogildo.