Complexo Hospitalar reabre seis leitos de UTI em Caxias do Sul

Complexo Hospitalar reabre seis leitos de UTI em Caxias do Sul

Ampliação exigiu a contratação de 200 novos profissionais da saúde para a instituição

Celso Sgorla

Atualmente, a taxa de ocupação tem sido, em média, de 90%

publicidade

O Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, em Caxias do Sul, reabriu seis leitos de UTI devido ao aumento da demanda de pacientes Covid-19 e de doenças de inverno. Com isso, o local dispõe, atualmente, de 68 leitos para terapia intensiva (a instituição já chegou a ter 78 leitos de UTI nos últimos meses). Atualmente, a taxa de ocupação tem sido, em média, de 90%.

"Apesar da alta ocupação, estamos conseguindo absorver este aumento de demanda", afirmou o diretor-técnico, Dr. Márcio Valin. Ele lembrou que desde março de 2020, foram abertos até 58 novos leitos de UTI, que se somaram aos 20 já existentes antes do início da pandemia. 

A ampliação de leitos exigiu a contratação de 200 novos profissionais, entre médicos e funcionários técnicos da linha de frente, que se revezam a atender exclusivamente os pacientes das internações clínicas em suas diferentes complexidades, nas 24 horas do dia, sete dias por semana. Além disso, foram criadas estruturas exclusivas para atendimentos a pacientes com sintomas de síndrome gripal em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha.

Segundo o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia, desde o começo da pandemia, em março de 2020, até maio de 2021, a instituição já recebeu um investimento em torno de R$15 milhões, considerando estrutura, equipamentos, medicamentos e equipes. “A pandemia está exigindo de nós uma movimentação diária, constante. Todos os dias, precisamos rever número de leitos, equipamentos, medicamentos e equipes, a fim de podermos nos ajustar à realidade, que muda muito dia a dia”, disse.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895