Comunidade faz mobilização por Hospital Escola em Pelotas

Comunidade faz mobilização por Hospital Escola em Pelotas

Comissão deve ir a Brasília em 9 de julho para pleitear recursos para conclusão da obra

Angélica Silveira

Nessa segunda-feira, alunos da UFPel pediram o término da obra

publicidade

Comissão formada por vereadores, deputados estaduais e federais, além de alunos, professores e funcionários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), deve ir a Brasília em 9 de julho para pleitear recursos para conclusão da obra do Hospital Escola. Na mesma data, será lançada Frente Federal e criada uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa. Serão agendados encontros com representantes dos Ministérios da Educação e Saúde e do governo do Estado.

As medidas foram tratadas nessa segunda-feira, em audiência pública conjunta da Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, em Pelotas. Antes, estudantes do curso de Medicina fizeram manifestação pedindo a conclusão das obras. Conforme o gerente administrativo do Hospital Escola (HE) da UFPel, Mateus Santin, o mais urgente é conseguir os R$ 7 milhões para a conclusão do bloco três, do Setor de Oncologia, que está mais de 70% pronto. Segundo ele, com o novo hospital, o objetivo é passar de 175 para 250 leitos. “A proposta de que se torne oficialmente regional é para que beneficie mais pacientes de município próximos”, destaca.

O presidente do Conselho dos Secretários de Saúde do RS, Diego Espíndola, lembra que o HE atende, em um prédio alugado, pacientes de 27 cidades das regiões Sul e Campanha. A superintendente do HE, Vera da Silveira, diz que concluir o bloco três será importante para beneficiar pacientes oncológicos. “Recebemos um acelerador linear para radioterapia e esperamos conseguir recursos para disponibilizar o serviço”, projeta.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895