Comunidade senegalesa celebra festa em Porto Alegre em honra a herói nacional
Cheikh Ahmadou Bamba é relembrado na Capital com cerimônias, palestras e gastronomia típica
publicidade
A cultura senegalesa está em festa nesta sexta-feira em Porto Alegre e todo o planeta, pela celebração da Grande Festa de Touba, ou Grande Magal de Touba, em honra ao líder e herói nacional Cheikh Ahmadou Bamba, que viveu entre o final do século XIX e começo do século XX, auxiliando na luta contra o colonialismo francês da época. Na Capital, as homenagens, que incluem palestras, gastronomia típica, rodas de conversa e cerimônias religiosas, ocorrem no Hotel Embaixador, no Centro Histórico.
Segundo o vice-presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre (ASDPOA), Mor Ndiaye, participante do evento, a capital gaúcha é a segunda cidade do Brasil com o maior contingente de imigrantes do país africano, com cerca de 900 a mil pessoas, atrás apenas de São Paulo. “Esta é uma festa em que aproveitamos para agradecer a Deus, também para nos vermos e ainda para criar laços com o povo daqui, aproximando culturas”, comentou ele.
No Senegal, prosseguiu, por exemplo, é comum tirar os sapatos, sentar-se no chão e dividir o alimento, em uma demonstração de humildade. “As pessoas estão muito distantes hoje, não em relação à distância física. Posso estar perto de você, porém longe ao mesmo tempo. Estamos tentando quebrar esta barreira. Decidimos, então, tirar as mesas, cadeiras, pratos, e fazer desta forma. Acreditamos que, assim, é dado mais valor ao alimento. Ela tem mais sabor”, ressaltou Ndiaye.
A festa conta não somente com a presença dos imigrantes, mas ainda brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, em um clima de irmandade e trocas de experiências. Ainda conforme o vice-presidente, os senegaleses de forma geral em Porto Alegre foram bastante afetados pelas enchentes de maio no estado, porém não deixaram de se organizar para realizarem suas atividades tradicionais e estarem presentes na comunidade.