Comusa inaugura Estação de Tratamento de Esgoto em Novo Hamburgo

Comusa inaugura Estação de Tratamento de Esgoto em Novo Hamburgo

Nova ETE vai beneficiar mais de 5 mil pessoas

Stephany Sander

Estação começa a operar efetivamente após quatro meses em testes

publicidade

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo inaugurou nessa quarta-feira, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. Iniciada em agosto de 2019, as obras da ETE receberam, na semana passada, sua licença de operação definitiva e já começou a operar efetivamente após quase quatro meses em testes. “Estamos muito felizes em entregar mais esta importante obra para a comunidade hamburguense. É uma estrutura compacta, mas que representa muito no caminho que estamos trilhando pela melhoria do saneamento na cidade”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

A nova ETE, que vai beneficiar mais de 5 mil pessoas que vivem no local, teve investimento de mais de R$ 5,1 milhões e permite o tratamento de até 16 litros por segundo. O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, lembra que a estrutura veio pré-montada e, por isso, teve um tempo rápido de finalização. “Os resultados que tivemos nos testes comprovaram a qualidade desse novo modelo, que foi muito eficiente e vai beneficiar toda a população”, explica.

Junto com a ETE Roselândia, em fase de finalização, representam avanços importantes para que o município atinja as metas do Marco do Saneamento até 2033. “Estamos realizando estudos e investindo para garantir que Novo Hamburgo amplie o tratamento de esgoto, algo que sempre foi deixado para depois. E é importante lembrar que cada real investido em saneamento equivale a R$ 9 poupados em saúde. É qualidade de vida para nossa população”, finaliza Lüders.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895