Cidades

Concessionária CSG e associação ABUR lançam projeto de conscientização no trânsito

Iniciativa que busca conscientizar motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, terá intervenções até dezembro nas estradas do Vale do Caí e da Serra Gaúcha

Projeto Caminhos Seguros foi lançado durante evento em Caxias do Sul
Projeto Caminhos Seguros foi lançado durante evento em Caxias do Sul Foto : Rosângela Longhi / Divulgação / CP

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e a Associação Brasileira de Usuários de Ruas, Estradas e Rodovias (ABUR) se unem através do projeto Caminhos Seguros foi apresentado nesta quarta-feira, em Caxias de Sul, e prevê uma série de ações nos meses de novembro e dezembro para motivar um comportamento mais saudável, de mais respeito à vida e prudente nas rodovias do Vale do Caí e da Serra Gaúcha.

O Caminhos Seguros tem como meta educar motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, para o trânsito e também para a saúde, com aferição de pressão arterial, medição de temperatura corporal, verificação de glicose e saturação de oxigenação do sangue. As intervenções serão realizadas pela equipe técnica da ABUR, que será composta por educadores de trânsito e profissionais da área de saúde.

O combate ao consumo de álcool, de inibidores de sono e drogas associadas à direção também está no escopo do projeto, assim como o alerta ao uso de celular durante a condução.

“O projeto tem como linha central o cuidado à vida e a pacificação do trânsito. Também queremos levar para as estradas informações importantes sobre a atenção que é preciso ter nas rodovias, o respeito à sinalização e a prevenção à saúde dos motoristas e também dos passageiros”, afirma o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.

“A violência no trânsito é que mais mata no Brasil. É preciso que empresas, órgãos públicos, entidades, motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas se unam para propagar a cultura de segurança e respeito nas estradas. O Caminhos Seguros certamente vai salvar centenas de vidas nas regiões e no Estado. Acima de tudo, este é um projeto pela preservação da vida”, reforça presidente da ABUR, Gerri Machado.

Nos dias 21 e 27 de novembro, estão previstos eventos de conscientização nos postos da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Bom Princípio (ERS122, km 26,5) e de Portão (ERS 240, km 13), respectivamente. Em 4 de dezembro, a campanha será na Base de Atendimento ao Cliente da CSG de Capela de Santana (ERS 240, km 24), e nos dias 27, 28 e 29, na Festa dos Motoristas, no Centro de Eventos de Antônio Prado (Rua Germano Girotto, 459). Até o fim do ano ainda estão previstas ações de conscientização em Caxias do Sul e Farroupilha, em conjunto com associações locais de ciclistas.

Principais intervenções do projeto:

  • Colocação de faixas nas rodovias, com mensagens de conscientização;
  • Abordagens diretas junto aos motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres da via, realizadas por equipe técnica nas áreas de educação para o trânsito e saúde do motorista;
  • Identificação dos sinais vitais dos motoristas, em especial dos caminhoneiros, para identificar e prevenir possíveis problemas de saúde;
  • Instalação de tenda e de infláveis para desenvolvimento de campanhas educativas na margem da rodovia;
  • Distribuição de material impresso com orientações de segurança no trânsito e prevenção à saúde;
  • Eventos educativos no Vale do Caí e na Serra Gaúcha.