Concluída obra para aumentar a capacidade da Barragem Emergencial em Bagé

Concluída obra para aumentar a capacidade da Barragem Emergencial em Bagé

Estimativa é que seja possível reservar o dobro do que é armazenado atualmente

Angélica Barcellos

publicidade

O Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé informou que foi concluída a obra que aumenta a capacidade de retenção de água da Barragem Emergencial. A estimativa é que com a obra seja possível reservar o dobro do que é armazenado atualmente. Antes, a barragem tinha 1,7 metro.

A iniciativa consiste na ampliação do barramento por meio do bloqueio de canais de descarga, além da elevação da estrada que está desativada, em razão do local futuramente ser alagado pela Barragem de Arvorezinha. Por isso, somente agora foi possível realizar a obra, pois antes havia um fluxo grande de veículos.

A autarquia ressalta que a Emergencial é um reservatório de fácil recuperação, respondendo rapidamente às chuvas. Tanto que nas últimas precipitações chegou ao nível máximo. Nesta terça-feira, está 15 centímetros negativos.

Já as outras duas barragens, mesmo com as chuvas mais significativas em março, não se restabeleceram. A Sanga Rasa, principal da cidade, segue com  nível preocupante, com 8,35 metros negativos. Já a barragem do Pirai está 4,9 metros abaixo do normal. O acumulado de chuvas em março, segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), foi de 142,8 milímetros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895