Cidades

Concluídas as ações do Programa Desassorear RS em Caxias do Sul

Ação da Prefeitura removeu 18 mil metros cúbicos de resíduos em arroios

Desassoreamento é uma medida preventiva essencial para reduzir danos em períodos de chuvas intensas
Desassoreamento é uma medida preventiva essencial para reduzir danos em períodos de chuvas intensas Foto : João Carlos Rocha Jr / Prefeitura de Caxias do Sul / CP

O Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP), da Secretaria Municipal de Obras (SMO), concluiu as ações do Programa Desassorear RS – iniciativa do governo do Estado voltada aos municípios que decretaram estado de calamidade após os eventos climáticos de 2024 -, em Caxias do Sul. Foram removidos cerca de 18 mil metros cúbicos de sedimentos, pedras, entulhos e material orgânico acumulados nos leitos de arroios e cursos d’água na zona rural.

As intervenções tiveram como foco a recuperação da vazão e a mitigação de riscos de alagamentos, especialmente em pontos que sofreram represamento das águas devido às chuvas intensas. Entre os trechos atendidos estão os arroios Pinhal e Belo, ambos em Vila Cristina. No Pinhal, os trabalhos concentraram-se nas proximidades da Subprefeitura, com a retirada de aproximadamente 9 mil metros cúbicos de material. Já no Belo, as equipes atuaram em áreas severamente impactadas pelas enxurradas, próximas a Estrada do Vinho e do Imigrante, removendo mais 9 mil metros cúbicos de sedimentos e ampliando a capacidade de escoamento e a estabilidade das margens.

O programa previu investimento de até R$ 1,5 milhão por município, e em Caxias do Sul foram cadastrados 58 projetos, totalizando R$ 23,5 milhões e abrangendo 164 pontos críticos entre arroios e rios. De acordo com o secretário de Obras, Lucas Suzin, o desassoreamento é uma medida preventiva essencial para reduzir danos em períodos de chuvas intensas, garantir a fluidez natural das águas e preservar a segurança da população.

Veja Também