Concurso destaca receitas da merenda escolar em Sapucaia do Sul

Concurso destaca receitas da merenda escolar em Sapucaia do Sul

Representantes dos educandários finalistas apresentaram os pratos nesta quarta-feira

Fernanda Bassôa

Atividade busca valorizar o trabalho das merendeiras

publicidade

O Concurso Receitas Criativas para Alimentação Escolar da Rede Municipal de Sapucaia do Sul, batizado de Master Sene, cujas etapas vem acontecendo ao longo dos últimos dois meses, mobilizou as manipuladoras de alimentos das cozinhas escolares e também diretores e colegas de outros setores. A final ocorreu nesta quarta-feira, na Escola Municipal Júlio Ströher, no bairro Paraíso, e reuniu representantes dos dez educandários finalistas, que, pela última vez, apresentaram suas receitas para a banca de jurados. A degustação dos pratos começou às 12h30min, e quesitos como apresentação visual, sabor, textura, aroma, facilidade, tempo de preparo e criatividade foram observados pelos avaliadores.

O concurso é uma iniciativa da prefeitura e tem como finalidade valorizar o trabalho realizado pelas merendeiras, demonstrando a qualidade dos alimentos servidos diariamente para os 16 mil estudantes da rede municipal, além da diversidade do cardápio. “A prefeitura gasta R$ 2 milhões em merenda escolar por ano. Merenda de qualidade. O concurso é para motivar estas profissionais que fazem a comida com tanto carinho”, disse o prefeito Dr. Rogério Linck.

Segundo o secretário de Educação, Luciano Rodrigues, esta foi a primeira edição e contou com a participação de 24 das 28 escolas. “Os pratos apresentados foram variados e todos com os alimentos que estão disponíveis no cardápio da rede. A qualidade e a criatividade estão excelentes.” Hambúrguer, macarrão, lasanha, arroz de forno e massa recheada foram alguns dos pratos criados, reinventados e apresentados. A vice-diretora da Emei Romana Gonçalves Alves, Débora Jaqueline de Oliveira Martins, acompanhou sua finalista na apresentação do bolo de macarrão. “Agregamos sabor e praticidade. Além disso, nossa receita consegue servir os cerca de 300 alunos que atendemos e 95 funcionários. É uma atividade que vem valorizar nossas manipuladoras, que nos servem com tanto carinho.”

O diretor do Serviço de Nutrição Escolar (Sene) e coordenador da atividade, Luciano Rambo, comenta que a iniciativa se deu em etapas. “A primeira era apresentação da receita, uma fase eliminatória, cuja avaliação aconteceu ponderando quesitos mais saudáveis, como, por exemplo, descartando a ideia dos alimentos fritos. Depois, a segunda etapa era de apresentação dos pratos, dos quais dez foram escolhidos. Agora, três serão os vencedores.” A receita campeã do Master Sene será conhecida no dia 13 de novembro, às 13h30min, Júlio Ströher, quando ocorre a premiação dos vencedores. De acordo com a prefeitura, nas 28 escolas são servidas quatro refeições diárias, duas por turno, manhã e tarde, o que representa um investimento mensal de cerca de R$ 200 mil.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895