Confirmada licitação do transporte público em Passo Fundo

Confirmada licitação do transporte público em Passo Fundo

Processo será por menor preço, com limite do valor atual da tarifa, de R$ 3,25

Correio do Povo

Confirmada licitação do transporte público em Passo Fundo

publicidade

A Prefeitura de Passo Fundo anunciou nessa quinta-feira a licitação do transporte coletivo urbano do município, com a publicação do edital confirmada para esta sexta-feira. Este é o primeiro processo licitatório do serviço na cidade. “Chegamos a este dia após um esforço grande, com muito estudo e ouvindo o que a comunidade queria”, disse o prefeito Luciano Azevedo, destacando o acompanhamento do Ministério Público e a participação da Câmara de Vereadores.

Segundo a administração municipal, o processo será por menor preço, tendo como limite o valor atual da tarifa, de R$ 3,25. Qualquer empresa habilitada, de todo o país, poderá participara. Conforme o edital, a vencedora terá o prazo de até 180 dias após a assinatura do contrato para iniciar a operação.

Hoje, duas empresas privadas e a Codepas, pública, atuam no município. A mudança prevê, segundo o município, um sistema operado pela vencedora da licitação e a Codepas, que serão integradas. Além disso, pelo projeto, haverá 38 linhas de ônibus em um sistema de integração de trajetos e tabelas horárias entre as operadoras, com o objetivo de reduzir a sobreposição de linhas e diminuir o tempo de espera nos principais trajetos. Também estão previstas a bilhetagem eletrônica e a integração tarifaria temporal, o que deverá gerar economia aos usuários.

Ainda segundo a prefeitura, o sistema proposto prevê videomonitoramento a fim de melhorar a gestão do sistema e a segurança, além da acessibilidade universal. A frota será mais nova e padronizada. Um sistema de informações claras sobre itinerários, horários e outros dados relevantes serão instalados nas paradas de ônibus, anexados aos veículos e divulgados por meio de internet, 0800 e aplicativo.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895