Confusão entre manifestantes e BM marca protestos em Cachoeirinha

Confusão entre manifestantes e BM marca protestos em Cachoeirinha

Em Esteio e Gravataí, protesto contra a reforma da Previdência foram pacíficas

Fernanda Bassôa

Servidores fizeram caminhada até a agência do INSS em Gravataí

publicidade

A Greve Geral contra a reforma da Previdência mobilizou manifestantes em cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com protestos em frente à empresa de ônibus de Cachoeirinha, manifestantes e a Brigada Militar entraram em confronto e, pelo menos, uma pessoa foi presa. Em Esteio, o protesto foi pacífico e terminou em frente à prefeitura do município. Já em Gravataí, a manifestação terminou na agência do INSS da cidade.

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, cerca de 500 pessoas montaram piquete em frente à empresa de ônibus da Transcal ainda durante a madrugada. Houve tumulto e confusão com a Brigada Militar. O presidente do Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (Simca), Manoel Araújo Neto, chegou a ser agredido e levado ao plantão da Polícia Civil.

Por volta do meio-dia os servidores realizaram caminhada da parada 46 até a 53. Estava previsto um ato em frente à agência do INSS, mas foi cancelado. Depois disso, os servidores seguiram para Porto Alegre.

Esteio

Em Esteio, teve protesto em frente à empresa Real Rodovias ainda durante a madrugada. Por volta das 8h, ocorreu concentração dos servidores municipais na Rua Coberta, no Centro, com caminhada que se encerrou em frente à Prefeitura. Um abaixo-assinado contra a Reforma da Previdência passou de mãos em mãos. Homens da Brigada Militar faziam o cercamento do prédio da Administração. A manifestação foi pacífica.

Gravataí

As manifestações contra a reforma da Previdência iniciaram ainda na madrugada em Gravataí. Servidores montaram piquete na praça em frente à Prefeitura e seguiram em caminhada até a agência do INSS. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, 62 escolas ficaram completamente fechadas e cerca de 400 pessoas participaram do ato. Por volta das 13h, a categoria seguiu para Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895