Consolida RS: plataforma reúne informações completas sobre a tragédia no RS

Consolida RS: plataforma reúne informações completas sobre a tragédia no RS

Ação da empresa gaúcha Paipe Tecnologia e Inovação em parceria com a Unisinos fornece dados em tempo real

Guilherme Sperafico

Site reúne informações em relacionadas às vítimas das enchentes

publicidade

Listas de resgatados, desaparecidos e abrigados, ajuda voluntária e abrigos, tudo em um único lugar e atualizadas em tempo real. O Consolida RS, lançado na segunda-feira (15), pela Paipe Tecnologia e Inovação, tech gaúcha com sede em Novo Hamburgo, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), reúne todas essas informações e ainda mais. O cientista de dados da Paipe, Felipe de Morais, explica que a ação é mais do que somente uma plataforma.

“É um agregador de soluções. Já existiam outras ferramentas, atuando em diversas frentes, relacionadas à catástrofe. A nossa ideia é que todas essas iniciativas sejam agrupadas no Consolida RS, seja para quem quer ajudar, ou quem precisa ser ajudado”, afirma de Morais. Além disso, explica o cientista, que também é doutor em Data Science, a plataforma foi pensada para ser clara, de fácil navegação e com informações atualizadas em tempo real, com precisão, por meio da curadoria de outra equipe, liderada pela professora do curso de administração da Unisinos, Luciana Maines, que também é doutora na área pela mesma universidade.

Da planilha ao agregador

A semente do Consolida RS veio em meio a conversas em grupos de WhatsApp logo no primeiro final de semana em que começaram as chuvas, conta Maines. “Tentávamos receber e organizar o máximo que podíamos, em vários grupos, tanto dentro quanto fora da Unisinos”, explica. O volume de informações e necessidades uniu Luciana e alguns alunos na construção de uma planilha compartilhada. Mas ainda não era o bastante.

Uma semana depois, o grupo da professora foi apresentado à equipe de Data Science da Paipe liderada por de Morais - que também leciona na Unisinos. Em três dias de trabalho, as equipes de desenvolvimento e de curadoria de conteúdo lançaram a primeira versão do agregador de soluções.

“Cada dia esse grupo (de curadoria) continua cadastrando. o Consolida RS tem um botão para quem quer acessar, e outro para cadastrar. A gente faz um filtro porque eu acho que o principal ponto é a questão da credibilidade”, explica Maines.

Em um só lugar

Em poucos cliques, é possível procurar e localizar uma pessoa ou PET desaparecidos diretamente nas listas de resgatados, com dados atualizados. Com fotos, informações detalhadas e números para contato, o cadastro também conta com espaço para busca por região.

Voluntariado

O Consolida RS também fornece a conexão entre pessoas que querem ajudar e aqueles que precisam de ajuda. São listadas diferentes ferramentas, como “O Meu Lar de Volta”, site que reúne informações detalhadas das necessidades de ajuda de forma mais direta. De apoio em limpeza a consertos e fornecimento de comida, com um clique é possível enviar uma mensagem diretamente para quem mais precisa.

A página também reúne informações sobre mutirões regionais por todo o RS. Para manifestar interesse em ajudar ou alguma necessidade, basta fazer um rápido cadastro.

Abrigos

O Consolida RS também fornece uma aba com acesso às listas de abrigos, como o SOS RS. Lá, é possível ver lotação, localização, contatos e necessidades de doação, bem como se aceitam pets ou não. As necessidades de voluntariado, bem como de especialistas em saúde (como médicos) também constam de forma clara e descomplicada na plataforma.

Serviço

Além de conectar pessoas que precisam e querem ajudar, o Consolida RS também liga o usuário a ferramentas com importantes e atualizadas informações técnicas para quem quer se informar sobre a tragédia. Seja dados em tempo real sobre o nível do Guaíba, ou mapas de disponibilidade de estradas.

Auxílio financeiro

O Consolida RS também centraliza contatos para doações, fornecendo várias opções, de diferentes instituições bancárias, para quem deseja doar dinheiro diretamente para quem mais precisa.

E não para por aí, explica a professora Luciana Maines. O Consolida está em constante evolução. “Ela não acaba nela mesma agora. É uma plataforma viva. Hoje mesmo eu já criei mais um ícone, que é o apoio a empresas. Lá, é possível localizar empresas que estão dispostas a trabalhar com outras para tentar fazer com que consigam se reorganizar. Ou seja, à medida que as coisas forem evoluindo, as necessidades forem mudando com o decorrer do tempo, a plataforma vai também sendo atualizada”, explica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895