Construção das fundações da nova ponte da ERS 130 terá início nos próximos dias

Construção das fundações da nova ponte da ERS 130 terá início nos próximos dias

Estrutura contará com 150 metros e altura superior à passagem anterior, destruída pela enchente de maio

Correio do Povo

está sendo cumprida a instalação do parque fabril para montagem do canteiro de obras e fabricação das vigas e das peças pré-moldadas

publicidade

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) iniciará, nos próximos dias, a construção das fundações da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS 130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Os estudos técnicos já foram finalizados e a Engedal, empresa responsável pela obra, já está mobilizada para executar essa etapa complexa e fundamental para assegurar a estabilidade e a durabilidade da ponte.

A estrutura terá 150 metros de extensão e cinco metros acima da antiga, além de duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, e a conclusão dos trabalhos está prevista para dezembro de 2024. A obra está sendo financiada com recursos próprios, provenientes da praça de pedágio da EGR.

Conforme o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, o avanço dos serviços representa o empenho e a celeridade da estatal para recuperar uma das principais ligações da região do Vale do Taquari. “Estamos focados em cada etapa do processo de construção para que possamos garantir a qualidade e a segurança da nova infraestrutura, de grande importância para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, frisou o dirigente.

Entre julho e agosto, está sendo cumprida uma relevante fase dos trabalhos, a instalação do parque fabril para montagem do canteiro de obras e fabricação das vigas e das peças pré-moldadas que serão utilizadas no trâmite construtivo da obra. Na última terça-feira, as equipes concluíram as sondagens de solo para as definições finais das fundações.

Após a queda da ponte, a EGR mobilizou as estruturas internas, publicou o edital e assinou a ordem de início, realizando os levantamentos topográficos, coleta de amostras de solo, perfil geológico e hidrológico. Com essas informações, a EGR e a Engedal definiram o projeto, o que foi possível projetar a construção da nova ponte cinco metros acima da antiga, evitando possíveis impactos de eventos climáticos futuros.

Etapas concluídas:

  • 02/05/2024 - Queda da ponte
  • 20/05/2024 - Publicação da licitação
  • 31/05/2024 - Empresa engedal homologada
  • 03/06/2024 - Assinatura do contrato
  • 05/06/2024 - Assinatura da ordem de início
  • 21/06/2024 - Equipes executam sondagens do solo
  • 16/07/2024 - Montagem do canteiro de obras e parque de pré-moldados
  • 15/08/2024 - Início da construção das fundações


A ação integra o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895