Valerio Caruso é agora, oficialmente, cidadão de Bento Gonçalves. Cônsul-Geral da Itália no Rio Grande do Sul desde 2022, ele recebeu o título em evento promovido na Câmara de Vereadores do município, na noite da quinta-feira (23). A proposição foi da Mesa Diretora do Legislativo, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
A homenagem partiu da relação estreita de Caruso com a comunidade bento-gonçalvense. Entre os tópicos que embasam o título está o apoio a iniciativas como a missão itinerante de passaportes, que atendeu à expressiva demanda local de cidadãos italianos. Já no campo cultural, o destaque foi a interiorização das atividades do Consulado, levando para o município o Festival de Cinema Italiano, realizado em parceria com a Fundação Casa das Artes e a Secretaria municipal de Cultura.
Durante as enchentes de 2024, o cônsul-geral também foi responsável pela articulação da vinda à região do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, quando foram avaliados os prejuízos e definidos auxílios ao trabalho do gabinete de crise da cidade. Na oportunidade, o governo italiano, por meio do Consulado-Geral, enviou ao estado cerca de 30 toneladas de suprimentos — entre medicamentos, geradores, estruturas de apoio e purificadores de água.
- Enem: MEC divulga o local de prova dos candidatos
- RS terá virada no tempo neste sábado com fortes ventos
- Começa a demolição da ponte de Vila Teresa, em Taquara
A promoção de diálogos entre universidades, entidades italianas e instituições locais, a fim de incentivar parcerias no ensino, na cultura e no agronegócio, foi salientada durante a homenagem. Entre os destaques, está a visita do representante da UNACMA (Unione Nazionale dei Commercianti di Macchine Agricole) e a realização, em Bento Gonçalves, do Seminário da Defesa Civil, com especialistas italianos e brasileiros em gestão de crises e desastres climáticos. Outra atuação lembrada foi o fortalecimento do Wine South America, valorizando o setor vitivinícola.
Emocionado com a deferência, Caruso aponta os valores pessoais e culturais parecidos com os da comunidade de Bento Gonçalves entre as razões que ajudam a explicar sua proximidade com a localidade. “Este reconhecimento não é apenas um título. É o abraço caloroso de uma comunidade que aprendi a amar. É o símbolo de um vínculo que se construiu no dia a dia, no respeito mútuo, na confiança recíproca. Continuarei trabalhando para fortalecer os laços entre Bento Gonçalves e a Itália. Para criar oportunidades, resolver problemas e estar ao lado de vocês. Nos momentos de alegria e nos momentos de dificuldade. Porque agora, oficialmente, eu também sou de Bento Gonçalves. E isso me enche de um orgulho infinito”, destaca o diplomata.