Consultório na Rua segue realizando atividades em diversos pontos de Pelotas
A agenda do projeto foi definida até o final de março

publicidade
A Rede de Atenção às Equidades da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas segue realizando as atividades do projeto Consultório de Rua. A iniciativa, voltada a atender exclusivamente pessoas em situação de rua, definiu os locais onde o ônibus oferece os variados tipos de cuidados relacionados à saúde até o final deste mês.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção de Equidades, Bianca Medeiros, até o fim do mês, o Consultório prestará atendimento em acolhimentos, registros e abordagens, além do sistema itinerante e de reuniões das equipes. “No local são várias demandas, desde curativos, passando por consultas e testes rápidos, até o acompanhamento de tratamento de saúde, vacinação. No caso de mulheres grávidas que tenham necessidade programamos até mesmo o pré-natal”, relata.
Entre as pessoas que formam a equipe do ônibus está um médico, enfermeiro, assistentes sociais, entre outros. Até o ano passado, o consultório tinha cadastrado 1,1 mil pessoas em situação de rua desde o início da atividade na cidade em 2012. “É uma população itinerante que troca de município, em alguns casos não fica fixado no local. Tivemos este número desde a habilitação no Ministério da Saúde e não temos como fazer uma média diária de atendimentos”, observa.
Nesta quinta-feira, o ônibus do projeto estará na Avenida Saldanha Marinho. A tarde ocorrerá reunião da equipe. A sexta-feira será utilizada para a realização de registros, pois não haverá médico disponível. A tarde o carro itinerante estará na rota 4, no bairro Três Vendas.
Na manhã da próxima segunda-feira, o ônibus estará em local fixo no Parque Dom Antônio Zattera. A tarde devem ser realizadas abordagens na Vila Castilho. No dia 18, o ponto fixo será no Centro Pop e à tarde o carro irá percorrer a rota um que engloba os bairros Centro, Ceval, Porto, Fátima e Navegantes. No dia 19, o ônibus estará estacionado na Praça Coronel Pedro Osório e á tarde percorrerá a rota dois, que envolve o Fragata, a Rodoviária, o Governaço e a Vila dos Tocos No dia 20 a ação será na Unidade Básica de Saúde Sansca, com acolhimento pela manhã e reunião a tarde. A manhã do dia 21 será usada pela equipe para registrar os atendimentos. A tarde, o ônibus estará na rota três formada pelos bairros Areal e Dunas.
Na segunda-feira, dia 24, pela manhã o ônibus ficará no Parque Dom Antônio Zattera e a tarde será utilizado para acolhimento e registros. Na manhã do dia 25 o carro estará no Centro Pop e a tarde fará a rota quatro no bairro Três Vendas. No dia 26 pela manhã será a vez do ônibus ficará estacionado na Praça Coronel Pedro Osório e a tarde fazer a rota um, no Centro, Ceval, Porto, Fátima e Navegantes. No dia 27 haverá atendimentos no parque Dom Antônio Zattera e a tarde uma reunião na UBS Sansca. Para o dia seguinte está marcada uma reunião da Rede de Rua e à tarde, o carro fará o trajeto itinerante na rota dois, entre o bairro Fragata, a Rodoviária, as vilas Governaço e dos Tocos. Por fim, no dia 31, o ônibus ficará fixo no parque Dom Antônio Zattera e à tarde serão realizadas abordagens na Vila Castilho.
Até o fim do mês, o Consultório prestará atendimento em acolhimentos, registros e abordagens, além do sistema itinerante e de reuniões das equipes. Os horários são das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.