Cidades

Consultorias do programa MEI RS Calamidades serão oferecidas pela PUCRS

Iniciativa do Governo do Estado busca reestruturar negócios atingidos pelas enchentes

Assinatura do contrato foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Escola de Negócios da PUCRS
Assinatura do contrato foi realizada na manhã desta quinta-feira, na Escola de Negócios da PUCRS Foto : Luciana Marques / Divulgação / CP

As consultorias previstas no programa MEI RS Calamidades serão executadas pela Instituição de Ensino Superior Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O ato de assinatura do contrato ocorreu nesta quinta-feira, na Escola de Negócios da Universidade. A iniciativa do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), tem o objetivo de reestruturar os negócios de microempreendedores individuais (MEIs) atingidos pelas enchentes.

Até 22,2 mil MEIs poderão se capacitar, caso tenham cumprido os requisitos da primeira etapa do programa. As consultorias serão remotas, com a duração de nove horas por pessoa, com as temáticas de plano de negócios, marketing, vendas, gestão de custos e formação de preços. Os cursos são obrigatórios para o acesso à segunda parcela de R$ 1.500.

De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, as consultorias visam aprimorar a atuação do empreendedor no mercado e incentivar a retomada dos negócios.

“Cerca de 18% das MEIs encerram as operações ainda nos primeiros anos de atividade, especialmente por falta de gestão. A mentoria oferece condições para que os microempreendedores não só se solidifiquem, como também cresçam”, ressalta.

Desde a situação vivenciada no mês de maio, a PUCRS tem realizado ações que buscam apoiar na reconstrução do Estado. A instituição abriu suas portas como abrigo temporário para pessoas desalojadas, como sede temporária para instituições e negócios que estavam baseados em áreas alagadas e reforçou o atendimento nos serviços gratuitos que comumente presta como assistência jurídica, atendimento psicossocial e de odontologia.

“Diante das enchentes atuamos na linha de frente do acolhimento, logística, assistência em saúde, voluntariado, desenvolvimento de tecnologias. Ações derivadas do que realizamos a partir do ensino, extensão e pesquisa aplicada. Após essa fase emergencial, seguimos trabalhando em diferentes áreas e mantendo vivo o espírito de solidariedade, colaboração e criatividade que emerge na crise em todos os aspectos de nossa missão educacional e social. Queremos que cada um destes microempreendedores retome o seu negócio e possa prosperar”, destaca o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira.

As inscrições para a consultoria já estão disponíveis na página www.pucrs.br/meirscalamidades.

Estavam presentes, representando a STDP, o chefe de gabinete Jair Luis Müller, o diretor-geral Ricardo Barbosa Junior, a diretora de Inovação e Projetos Estratégicos, Kelly Ruas, e a Coordenadora da Assessoria da Procuradoria Setorial, Caroline Porsche. Também participaram o pró-reitor de Administração e Finanças, Maurício Testa, a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, a assessora de Comunicação e Marketing, Lidiane Lorenzoni e o Head do PUCRS Consulting, Luis Fernando Saraiva, da PUCRS.