Coordenadoria tenta reativar leitos de UTI para Covid-19 em Santa Cruz do Sul

Coordenadoria tenta reativar leitos de UTI para Covid-19 em Santa Cruz do Sul

O Ministério da Saúde decidiu não renovar o contrato para manter os dez leitos que operavam no Hospital Santa Cruz

Otto Tesche

A estrutura de leitos de UTI adulto para tratamento de Covid-19 funcionava no espaço do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz

publicidade

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) tentará reativar novos leitos de UTI adulto em Santa Cruz do Sul diante do avanço da Covid-19 e da classificação da região em bandeira vermelha. O Ministério da Saúde decidiu não renovar o contrato para manter os dez leitos que operavam exclusivamente para pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Cruz no mês de outubro, quando a pandemia tinha desacelerado.

Com o recente avanço dos casos, a 13ª CRS trabalha para reativar as vagas. A responsável pela Coordenadoria, Mariluci Reis, informou que na semana anterior havia 20 leitos sobrando só em Santa Cruz do Sul e no início desta semana tinha somente 14 para toda a macrorregião, que inclui também Cachoeira do Sul e Lajeado.

A coordenadora destacou, ainda, a média ponderada da Região 28 do Modelo de Distanciamento Controlado do RS, que ficou em 2,11 na última atualização e está entre as piores do Estado. O limite entre as cores vermelha e preta é 2,50.

A estrutura de leitos de UTI adulto para tratamento de Covid-19 funcionava no espaço do Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz. Agora, a direção da instituição procura um novo local para instalar novamente os leitos, sem ter de movimentar a estrutura do PA e alterar mais uma vez o atendimento à população. Mariluci ainda destacou a necessidade de a comunidade manter os cuidados, com o uso da máscara e álcool em gel.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895