Corsan viabiliza Viagem de Estudos Virtual para mais de 20 mil alunos da rede pública do Estado

Corsan viabiliza Viagem de Estudos Virtual para mais de 20 mil alunos da rede pública do Estado

Projeto é uma parceria com a Quinta da Estância

Correio do Povo

publicidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com a Quinta da Estância, está promovendo uma experiência diferenciada e inovadora de imersão na educação ambiental no formato digital. Trata-se da Viagem de Estudos Virtual, uma iniciativa pioneira no Brasil. São videoaulas temáticas, elaboradas com o objetivo de encantar e inspirar as crianças em meio aos desafios do ensino à distância por conta da pandemia da Covid-19.

Serão contemplados mais de 20 mil estudantes gaúchos de escolas públicas estaduais e municipais, divididos entre nove municípios da Serra Gaúcha e no município de Viamão, na Região Metropolitana. O enfoque principal das viagens temáticas que constituem o material educacional será “água e saneamento”. O link de acesso será disponibilizado ainda na primeira quinzena de dezembro.

A iniciativa foi impulsionada justamente pelas dificuldades impostas às escolas, que precisam garantir o interesse e o aprendizado dos alunos mesmo sem a presença nas salas de aula. São conteúdos atrativos e interativos, elaborados com relevância pedagógica. O projeto Viagem de Estudos Virtual da Corsan foi inspirado em um trabalho já desenvolvido pela Quinta da Estância, com filmagens da fazenda. A metodologia exclusiva de criação dos conteúdos aguça a curiosidade natural dos alunos e amplia a compreensão dos temas abordados.

“A sustentabilidade e a inovação são temas centrais para a Corsan. Pensando nisso criamos junto com a Quinta da Estância este projeto inovador de Educação Ambiental Virtual para os alunos destas importantes regiões do Rio Grande do Sul. Embarquem nesta viagem e aproveitem este belíssimo projeto”, convida o Diretor-Presidente da Corsan, Roberto Barbuti.

Para Sônia Sittini Goelzer, fundadora da Quinta da Estância, é um orgulho realizar um projeto de tamanho impacto na educação de estudantes de escolas públicas destas regiões. “Temos certeza que esta iniciativa irá qualificar e auxiliar na construção do conhecimento dos alunos através de uma Viagem de Estudos Virtual interativa e focada na prática dos conteúdos estudados”, declara.

A Viagem de Estudos Virtual da Corsan, que já é adaptada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco transdisciplinar, explorando as 4 áreas de conhecimento, conta com 20 videoaulas e 120 testes de conhecimento distribuídos após cada aula. Os alunos receberão um link de acesso, no qual farão a inscrição e, depois, terão acesso à plataforma EAD da Quinta da Estância, onde estará hospedada a Viagem de Estudos da Corsan.

As videoaulas ficarão à disposição dos alunos por 1 ano e os vídeos podem ser revistos quantas vezes eles quiserem. Desta forma, os conteúdos também poderão ser abordados em sala de aula, quando as atividades presenciais forem retomadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895