Cidades

Costella confirma que 30% das lojas da Rodoviária de Porto Alegre reabrem já nesta quinta

Número representa por volta de 20 empreendimentos, fechados desde a enchente

Tá na Mesa desta semana focou na recuperação da infraestrutura do RS após a catástrofe climática
Tá na Mesa desta semana focou na recuperação da infraestrutura do RS após a catástrofe climática Foto : Camila Cunha

O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, confirmou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva no Tá na Mesa, promovido pela Federasul em Porto Alegre, a reabertura já na manhã desta quinta de cerca de 30% dos estabelecimentos comerciais da Estação Rodoviária da Capital, fechados desde as enchentes. O número representa por volta de 20 lojas. A reunião-almoço, com foco na recuperação da infraestrutura do estado após a inundação, teve ainda a presença do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva.

“A Rodoviária é um símbolo para os gaúchos. Ela está 100% reativada e estamos fazendo hoje a vistoria, assim como a Vigilância Sanitária e a engenharia do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Devemos abrir amanhã (quinta) uma boa parte das lojas”, disse Costella. Questionado sobre a fala do presidente da Associação dos Empresários da Estação Rodoviária, Cássio Elkik, que disse na semana passada haver morosidade para o Daer conceder as autorizações para venda, o secretário destacou que recém foram concluídas as reformas nestes espaços.

Costella também ressaltou as obras em execução dentro do Plano Rio Grande, com 30 delas prioritárias, incluindo dez pontes estaduais perdidas pelos eventos climáticos. A primeira delas, segundo ele, deverá ser no município de Feliz, no Vale do Caí, com custo estimado de R$ 11 milhões, sendo que o governo federal auxiliou com cerca de R$ 70 milhões para estas obras.

“Tem que haver, até setembro, o início destas obras, ou seja, nos próximos 60 dias queremos estar com todas as pontes contratadas”, afirmou o secretário. Outras duas, em Caraá e Três Cachoeiras, no litoral norte, ainda carecem de conserto depois da tormenta. Já Hiratan disse que as rodovias federais poderão estar totalmente reabilitadas em até dois anos, com investimento do governo federal de cerca de R$ 1 bilhão.

O complexo viário da Scharlau, na BR 116, em São Leopoldo, concluído recentemente, deverá receber sinalização viária nos próximos dias e todas as alças devem ser liberadas para o trânsito na semana que vem, enquanto a ponte do rio dos Sinos ficará para setembro, afirmou ele. “Estamos com obras em todas as frentes e as recuperações já começaram a acontecer. Hoje, temos somente restrições totais na BR 116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, limitações de horário na BR 470 (em Veranópolis) e na BR 153, em Cachoeira do Sul”, salientou o superintendente do Dnit. No caso das estaduais, Costella disse que as contratações ocorrem em etapas, projetando todas elas em obras até o próximo ano.