CPI sobre exames inicia os trabalhos em Pelotas

CPI sobre exames inicia os trabalhos em Pelotas

Comissão solicitou lista de todas as pacientes que realizaram os exames entre 2014 e 2018

Angélica Silveira

publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a suspeita de análises de exames de câncer de colo de útero feitas por amostragem em Pelotas iniciou efetivamente os trabalhos na quinta-feira, após a escolha dos 11 políticos, indicados pelos partidos. O presidente da CPI é o vereador Marcos Ferreira e o relator, Enéias Clarindo. A próxima reunião está marcada para quarta-feira. Ferreira conta que já foi aprovado requerimento solicitando o contrato entre a prefeitura e o laboratório que fazia as análises. “Solicitamos a lista de todas as pacientes que realizaram os exames entre 2014 e 2018 e a lista de óbitos por câncer de colo do útero no período.”

Os vereadores ainda propõem ouvir os profissionais da UBS Bom Jesus que assinaram memorando, enviado em julho de 2017 à Secretaria Municipal de Saúde, alertando para a ausência de resultados alterados nos exames. A Polícia Federal e o Ministério Público também investigam o caso, que veio à tona no mês passado.

Os exames de cerca de 100 mulheres que realizaram a coleta entre 28 de junho e 19 de julho último, antes do contrato com a empresa ser rompido, devem se dirigir aos postos de saúde para refazer o procedimento. Conforme a Secretaria de Saúde de Pelotas, isso é necessário porque o material coletado tem validade de 15 dias, e o município ficou mais de duas semanas sem um laboratório para as análises. O serviço foi retomado na última segunda-feira. Hoje, representantes do laboratório de Piratini contratado emergencialmente vão a Pelotas recolher o material coletado nesta semana. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895