CREA-RS completará 90 anos em maio

CREA-RS completará 90 anos em maio

Em visita ao Correio do Povo, Nanci Walter também falou sobre os desafios da profissão e a importância de ampliar a relação com os universitários

Correio do Povo

As comemorações correrão entre os dias 22 e 24 de maio, em um evento chamado de “Legado do Amanhã”

publicidade

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Nanci Walter, esteve na sede do Correio do Povo para divulgar os eventos alusivos aos 90 anos da instituição que atualmente tem mais de 83 mil profissionais cadastrados. As comemorações correrão entre os dias 22 e 24 de maio, em um evento chamado de “Legado do Amanhã”, que vai contar com palestras. Um livro também será lançado.

Durante a visita, a engenheira ambiental trouxe à tona importantes reflexões sobre os rumos da instituição e os desafios enfrentados. Com uma visão clara e objetiva, ela destacou a necessidade contínua de mudança e evolução, rejeitando uma volta a uma imagem ultrapassada. E ressaltou a importância de recolocar a engenharia no centro das discussões sobre desenvolvimento e crescimento, tanto a nível municipal quanto nacional.

Um dos principais pontos abordados pela presidente foi a ampliação da relação com as universidades e a importância de conscientizar sobre o papel do CREA-RS entre os estudantes e professores. Nanci enfatizou a necessidade da cultura de mudança e da valorização da profissão, destacando o projeto nacional CREA Junior, que já existe há 24 anos.

“O CREA Júnior é um importante programa nacional que a gente tirou do papel faz um ano. É um programa jovem, onde quem está na Universidade vai entender o que o Conselho vai fazer por eles. Hoje eles têm voz e vez. Então, não basta dizer só que dá a vez, que é o momento deles, tem que dar o momento”, assegurou.

Ao mesmo tempo que a presidente afirma que é necessário ampliar as relações, “sair do gabinete”, ela reconhece os desafios de representar um estado com 497 municípios e pontuou que a solução é a realização de parcerias, como a firmada com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Além disso, Nanci reforçou a importância de elevar a instituição a um novo patamar, onde a comunicação e o entendimento mútuo entre o CREA e seus membros sejam priorizados, garantindo assim um ambiente mais colaborativo e produtivo para todos os envolvidos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895