Cidades

Curso treina guardas municipais de Uruguaiana para o uso de armas de choque

A proposta do curso é ensinar as práticas de manuseio e uso correto da pistola de choque

Curso prepara guardas municipais de Uruguaiana para manuseio de armas de choque
Curso prepara guardas municipais de Uruguaiana para manuseio de armas de choque Foto : Everaldo Jacques / Prefeitura de Uruguaiana / Divulgação / CP

Concluído na Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA) de Uruguaiana, o treinamento da Guarda Municipal (GM) visando preparar a tropa para operar com armas de choque, utilizadas para o trabalho de rotina dos profissionais da segurança pública municipal.

O instrutor Antônio Carlos Minuzzi, da Guarda Municipal de Santa Maria - RS, foi designado para, na Fronteira Oeste, aplicar as aulas teóricas e práticas ao grupo de 16 servidores da Prefeitura de Uruguaiana.

Durante os dois turnos de aplicação do curso, foram ministradas orientações teóricas aos guardas. Na segunda etapa, foi a vez das aulas práticas, com a aplicação do que foi mostrado no dia anterior, além da entrega da certificação aos concluintes.

Conforme o instrutor são ao todo 12 horas de intensa aplicação das orientações básicas de manuseio do dispositivo.

“No treinamento feito pela GM, os agentes aprenderam sobre o uso seguro, o preparo do taser e a prática”, explicou o secretário-adjunto de Segurança e Trânsito, Luiz Duarte de Oliveira. Duas outras etapas de treinamento serão realizadas durante os dias 15 e 16 e 19 e 20 de fevereiro.

O objetivo do curso é ensinar as práticas de manuseio e uso correto da pistola de choque, um dispositivo eletrônico incapacitante que imobiliza o alvo por meio de choque elétrico.