Daer prevê para este mês o início da recuperação da ERS 448

Daer prevê para este mês o início da recuperação da ERS 448

O investimento previsto para a realização da obra será de aproximadamente R$ 1,8 milhão

Celso Sgorla

O trânsito está totalmente interrompido no trecho desde o final do mês de junho

publicidade

O Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem (Daer) pretende iniciar, em outubro, as obras de recuperação da ERS 448, entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra Gaúcha. O investimento previsto para a realização da obra no km 39 será de aproximadamente R$ 1,8 milhão. O trânsito está totalmente interrompido neste trecho desde o final de junho, quando houve o deslizamento da pista em função das fortes chuvas ocorridas naquele período do ano.

As obras necessárias para recuperar a pista serão de responsabilidade da empresa Rota Terraplenagem e Pavimentação Ltda. Escolhida por meio de pregão eletrônico que contou com seis propostas, ela também executará os serviços necessários para estabilizar a encosta e evitar a queda de novos blocos de rocha na pista. O trabalho será fiscalizado pelo Daer.

O período de duração do contrato é de seis meses, mas a expectativa é de que o tráfego seja liberado até o fim do ano. Segundo o Daer, foi solicitada à empresa projetista uma solução segura e de rápida execução. “A obra será composta basicamente pela escavação na encosta acima da rodovia, para aumentar a seção, e pela recomposição do aterro da pista que desmoronou. Depois, o projeto prevê ainda a proteção da encosta com estrutura de contenção”, destacou o diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino.

O município de Nova Roma do Sul é um grande produtor agrícola e um dos maiores do Estado na produção de integrados (frango, suíno e peru). Cerca de 90% dessa produção é escoada pela ERS 448. No momento, todo esse volume é transportado por Antônio Prado, o que aumenta em mais de 100 quilômetros a distância.

Por enquanto, os motoristas que saem de Farroupilha e Caxias do Sul podem seguir até Antônio Prado pela RS 122 passando por Flores da Cunha.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895