Decretos determinam medidas de prevenção na Região Metropolitana

Decretos determinam medidas de prevenção na Região Metropolitana

Ações incluem a interrupção de atividades escolares nas redes municipais e a suspensão de eventos

Fernanda Bassôa

Aulas estão suspensas na rede municipal de Esteio a partir desta quinta-feira até dia 3 de abril

publicidade

Prefeituras da Região Metropolitana estão implementando ações de segurança e prevenção ao novo coronavírus. Em Canoas, a prefeitura anunciou medida para os hospitais da cidade permitindo apenas um visitante por dia para cada paciente internado. Também foram dispensados todos os servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e funcionários que estejam em tratamento com doenças graves. A exceção é para os profissionais da saúde e segurança. Além disso, foram suspensas as atividades municipais culturais, esportivas, artísticas e quaisquer outras com aglomeração de pessoas. As aulas serão interrompidas a partir desta quinta-feira, porém os alunos podem optar por presenças facultativas. O desfile de Carnaval, que aconteceria no dia 28, foi suspenso. 

Em Nova Santa Rita, as escolas municipais estarão com as aulas suspensas a partir desta quarta-feira, com previsão de retorno para 13 de abril, podendo ser prorrogada a medida conforme a situação de proliferação do vírus. O Campeonato Municipal de Futebol de Campo, que se iniciaria no dia 29 de março, foi cancelado.

Em Sapucaia do Sul, as aulas nas escolas municipais estão suspensas a partir desta quinta-feira. A prefeitura também decidiu pela restrição das visitas no Hospital Getúlio Vargas e pela suspensão imediata das cirurgias eletivas. Também houve a publicação de um decreto de Alerta Sanitário e a criação de um Comitê de Enfrentamento ao Covid-19.

Em Viamão, a prefeitura anunciou a suspensão das aulas na rede municipal a partir desta terça-feira até 29 de março. Um decreto, publicado nessa segunda-feira, alerta para o protocolo de prevenção ao coronavírus no município. 

Em Guaíba, a festa de Carnaval, que seria no dia 28, foi suspensa. A prefeitura informa que definiu pelo seguimento das aulas na rede municipal, mas os alunos cujos pais decidirem não levá-los terão as faltas justificadas. A prefeitura assinou decreto cancelando ou suspendendo todos os eventos públicos organizados pelo município pelo período de 30 dias.

Em Cachoeirinha, a prefeitura anunciou a suspensão das aulas da rede municipal a partir desta terça-feira até 30 de março. A Secretaria de Educação definiu medidas administrativas válidas até esta quarta: as Emefs devem manter plantão de atendimento aos pais e as Emeis, garantir o atendimento como período de organização para as famílias. As ações abrangem as Escolas de Educação Infantil Parceiras. A prefeitura sugere que as instituições particulares adotem a mesma medida, a fim de evitar que o coronavírus possa se espalhar. Até o momento, não há nenhum caso confirmado em Cachoeirinha. 

O secretário de Saúde, Dyego Matielo, esclarece que os principais sintomas da Covid-19 são tosse, febre e dificuldade para respirar. “Apresentando estes sintomas, a pessoa deve procurar a nossa unidade de referência para o coronavírus, que é a UPA 24 horas. Os pacientes com suspeita da doença serão isolados e terão prioridade no atendimento, para que seja feita a coleta para o diagnóstico ou não de Covid-19. Não temos que ter medo nem alarmismo e sim prevenir com medidas como lavar bem as mãos, usar álcool em gel, evitar aglomerações e o contato físico”, orienta. O município também cancelou eventos públicos.

Em Alvorada, decreto municipal determina a suspensão das atividades escolares a partir desta quarta-feira até 6 de abril, podendo ser prorrogado este período de acordo com quadro epidemiológico do município. Nas creches, as aulas continuam, mas com a recomendação de que os pais mantenham os filhos em casa, em situação de isolamento. Mesmo sem atividades, as escolas permanecerão abertas e oferecendo merenda escolar das 11h às 13h, de segunda a sexta-feira. O decreto prevê ainda o cancelamento de eventos com grande aglomeração de pessoas, oficinas à comunidade e as férias dos servidores da saúde. Além disso, há determinação para que as repartições públicas mantenham os ambientes arejados, com janelas e portas abertas.

A Prefeitura de Esteio decidiu suspender as aulas nas escolas municipais de educação infantil e de educação básica a partir desta quinta-feira até o dia 3 de abril. Um plano de recuperação de aulas será planejado e executado pela administração. O decreto do município também determina que o transporte público coletivo municipal circule com as janelas abertas e total higienização, além de ter horário diferenciado entre esta quinta-feira e 3 de abril. Foram suspensas todas as atividades em grupos realizadas pela administração ou que se utilizem dos equipamentos públicos para realizá-las, independentemente do público-alvo. Pacientes que utilizam medicamentos controlados e de uso contínuo terão prorrogação da validade das receitas médicas até setembro.

Funcionários e servidores da saúde e segurança de Esteio terão as férias revogadas. Demais servidores acima de 60 anos ou gestantes terão férias e licenças liberadas. Visitas a pacientes internados no Hospital São Camilo restritas, e três novos leitos com isolamento e ventilação mecânica estão sendo preparados para receber pessoas infectadas com o novo coronavírus.

A Prefeitura de Charqueadas firmou um decreto e criou o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, determinando a suspensão das aulas das escolas municipais de educação infantil e fundamental a partir desta quinta-feira, pelo período de 15 dias, prorrogáveis em caso de necessidade. Também ficou instituído, neste período, a suspensão temporária dos deslocamentos para fora do município do prefeito, secretários e servidores a serviço do município, além do cancelamento de eventos culturais, reuniões, atividades e eventos esportivos de responsabilidade do município, bem como a realização de eventos de grande aglomeração de pessoas, sejam públicos ou privados, que dependam de autorização prévia da prefeitura. O decreto ainda recomenda o encerramento das atividades de bares, restaurantes, casas de show, casas de festas, quiosques, trailers e similares a partir das 23h. Os estabelecimentos com mesas e cadeiras devem respeitar um metro de distância entre eles.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895