Defesa civil de São Leopoldo apresenta novo Plano de Contingência de Proteção

Defesa civil de São Leopoldo apresenta novo Plano de Contingência de Proteção

Nova versão amplia a atuação em situações de emergência para prevenção e respostas mais eficientes em possíveis desastres

Correio do Povo

Documento foi entregue ao prefeito Heliomar Franco e será apresentado em audiência pública em data a ser definida

publicidade

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil de São Leopoldo (Placon) 2025 foi apresentado ao prefeito Heliomar Franco durante reunião em seu gabinete. O documento, atualizado para responder com mais eficiência a possíveis desastres, estabelece novos protocolos e cenários de risco, reforçando a prevenção e a capacidade de resposta do município.

Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Márcio Uberti Moreira, o plano foi revisado para evitar longos períodos sem atualizações, como ocorreu anteriormente. "É um plano atualizado. Não existe um plano de contingência fechado; ele precisa estar sempre em revisão para não ficar defasado, como aconteceu no passado, quando ficou 10 anos sem atualização", explicou.

Coronel Uberti destacou que, a partir de agora, o Placon passará por revisões semestrais, independentemente de eventos adversos, garantindo melhor preparo da Defesa Civil.

Veja Também

Novos cenários de risco incluídos no Placon 2025

A nova versão do plano amplia a abrangência de situações de emergência, incorporando cinco grupos de cenários: Áreas não protegidas pelos diques (já previsto no plano anterior); Cenário de cheias semelhantes às de 2013 e 2023, com atualização das áreas potencialmente afetadas; Ruptura ou transbordamento dos diques, como ocorreu em 2024; Eventos meteorológicos, como chuvas intensas, granizo e vendavais; Outros cenários conforme a Classificação Brasileira de Desastres (COBRADE).

A inclusão desses cenários visa aprimorar a capacidade de resposta do município diante de diferentes tipos de desastres, garantindo maior segurança à população. O Placon 2025 também estabelece critérios internos de ajuste contínuo, assegurando que o plano esteja sempre alinhado com as necessidades reais da cidade.
Após a entrega do documento para avaliação do poder executivo municipal, o plano será apresentado em audiência pública em data a ser definida.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895