Cidades

Defesa Civil lança campanha para arrecadar uma tonelada de água sanitária para o Vale do Taquari

Objetivo é arrecadar as doações até final de semana

Municípios em torno do Rio Taquari foram muito atingidos pelas cheias das últimas semanas
Municípios em torno do Rio Taquari foram muito atingidos pelas cheias das últimas semanas Foto : LEANDRO OSÓRIO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/CP

As fortes chuvas dos últimos dias causaram novas inundações no Vale do Taquari, exigindo a retomada urgente da limpeza das casas afetadas. A Defesa Civil do Estado está buscando arrecadar uma tonelada de água sanitária até o final da semana.

Diane Sordi, voluntária da Defesa Civil, ressalta a necessidade premente: "Muitas famílias já tinham começado a limpar suas casas, mas com a nova inundação, o processo precisa ser reiniciado". A água sanitária desempenha um papel vital na remoção do lodo e na garantia da higiene das residências, combatendo doenças e promovendo o bem-estar das famílias afetadas.

Além da água sanitária, há uma demanda urgente por sabão em pó, desinfetante, escovas de dentes, xampus e desodorantes - itens essenciais para a higiene pessoal, que estão em escassez.

É no Centro de Doações Regional, situado no clube União Campestre em Lajeado, que chegam as Doações de todo o país chegam em caminhões, passando por um sistema de direcionamento para garantir uma distribuição justa e rápida. Além das doações materiais, a Defesa Civil também busca voluntários para auxiliar na organização e distribuição dos itens doados.

O Centro de Distribuição recebeu dezenas de litros de água potável que vão servir para o consumo de famílias de toda a região do Vale do Taquari. A prioridade no momento é para alimentos e outros itens essenciais. Os cinco itens mais necessários da semana: água sanitária, sabão em pó, escova e pasta de dente, desodorante e Shampoo.

Para aqueles que desejam contribuir, o Centro de Doações Regional está aberto diariamente, das 8h às 18h