Defesa Civil Nacional visita o Vale do Taquari e reforça necessidade de adaptação ao “novo normal” climático

Defesa Civil Nacional visita o Vale do Taquari e reforça necessidade de adaptação ao “novo normal” climático

Agenda já estava programada na região, foi antecipada após novas cheias do Rio Taquari

Guilherme Sperafico

Reunião entre prefeitos do Vale do Taquari com Defesa Civil Nacional ocorreu em Lajeado

publicidade

O governo federal realizou na manhã desta sexta-feiraum encontro com prefeitos do Vale do Taquari e de outras regiões do Estado, no campus da Univates, em Lajeado. A reunião teve objetivo de avaliar os impactos das chuvas desta semana e projetar medidas de prevenção para novos eventos climáticos na região. Participaram da reunião o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, o secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, e o deputado federal Paulo Pimenta, além das autoridades municipais.
Segundo Wolff, embora o episódio atual não tenha a mesma gravidade das enchentes históricas de 2023 e 2024, o momento serve de alerta para os efeitos cada vez mais frequentes das mudanças climáticas. “Esse deve ser o novo normal. Os eventos climáticos serão mais intensos, mais frequentes e com áreas de abrangência maior. É fundamental que haja uma mentalidade de adaptação, com ações antecipatórias, para proteger a população e reduzir os impactos desses desastres”, afirmou.

Veja Também


Wolff ainda destacou que o trabalho conjunto entre União, Estado e municípios evoluiu nos últimos anos, com a população passando a confiar mais nos alertas das defesas civis. “Os alertas agora chegam direto ao celular das pessoas, mesmo sem cadastro prévio. Isso salva vidas. Essa conscientização já traz resultados”, acrescentou.
Wolff também citou a realocação de famílias que perderam suas casas em eventos anteriores. “É preciso entender as áreas de risco e evitar que novas residências sejam erguidas nesses locais vulneráveis”, pontuou.

Avaliação e demandas

Hassen, por sua vez, ressaltou que a visita da comitiva federal ao Rio Grande do Sul foi antecipada devido à nova situação. Além de avaliar o quadro atual, os prefeitos puderam expor demandas e relatar os problemas dos últimos dias. “Além de falar do que já se fez, podemos ouvir dos prefeitos um panorama deste susto que tivemos nos últimos dias, com o que impactou as cidades e como podemos aproveitar esse aprendizado para projetar as ações, caso aconteçam novas enchentes”, disse Hassen.
Durante o encontro, o governo federal apresentou dados sobre as ações e recursos liberados para a região desde o ano passado e ouviu as prefeituras sobre necessidades de cada município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895