Demhab realiza mutirão no Mercado Público para o recadastro habitacional

Demhab realiza mutirão no Mercado Público para o recadastro habitacional

Ação termina na terça-feira e servirá para futuros eventos que devem ser divulgados no dia 21 de agosto

Felipe Faleiro

Departamento Municipal de Habitação (Demhab) realizou mutirão para o recadastramento no Mercado Público de Porto Alegre

publicidade

O Mercado Público, no Centro Histórico de Porto Alegre, recebe, até terça-feira, das 9h as 16h, o mutirão para recadastro habitacional, promovido pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab). A ação começou hoje. “Entendemos que era importante experimentar esta ação em outro local, para que houvesse uma oportunidade de esclarecer dúvidas e contar com o auxílio de nossos servidores em caso de dificuldades no digital”, afirmou o secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

Ainda conforme ele, está prevista uma série de mutirões similares. A ação, portanto, foi específica para recadastramento, já que, em caso de novos cadastros no Minha Casa, Minha Vida, a agenda será aberta no segundo semestre. “Estamos organizando a demanda, e devemos divulgar uma relação mais completa no dia 21 de agosto, que celebra o Dia Nacional da Habitação”, disse o secretário. O serviço também está disponível de forma online no site do órgão desde 1º de maio.

A necessidade do mutirão foi porque o Demhab identificou muitas pessoas com cadastro desatualizado, telefones e endereços de e-mail inexistentes, além de não constar o Número de Identificação Social (NIS), que agora é obrigatório. O recadastramento é feito a partir da apresentação do próprio NIS, CPF e documento com foto. Até o final da manhã de ontem, 913 pessoas já haviam feito o recadastro em todos os canais, porém o número é ainda baixo, já que 64 mil pessoas precisam realizar o processo. 

“Entendemos que a dinâmica deverá mudar a partir desta e outras ações que faremos até julho”, comentou Machado. Entre os moradores que se recadastraram ontem, esteve a aposentada Maria Berenice da Silva Terra, que vive no Morro da Cruz. “Já estava sabendo da ação, e meu sonho é conseguir um lugar melhor para morar. Vivo em uma casinha simples, e a vida é muito difícil. Vim me recadastrar buscando uma melhor oportunidade”, comentou ela.

O recadastro está aberto até 31 de julho, e os bairros que lideram as atualizações são Restinga, Bom Jesus, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Partenon, Rubem Berta, Santa Tereza e Vila Nova, conforme o Demhab. As subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo também estão aptas a auxiliar famílias sem acesso à internet ou que necessitem de algum outro tipo de atendimento. Em caso de dúvidas, há também os telefones (51) 3289.7291 ou (51) 3289.7293 ou e-mail: novocadastro@demhab.prefpoa.com.br.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895