Depósito de carros nas margens da freeway gera preocupação com acúmulo de lixo e potencial foco de dengue

Depósito de carros nas margens da freeway gera preocupação com acúmulo de lixo e potencial foco de dengue

O DetranRS emitiu um comunicado aos depósitos credenciados solicitando uma intensificação nos esforços de limpeza

Correio do Povo

Na cidade de Porto Alegre são sete depósitos credenciados. Eles abrigam um total de 15.510 veículos

publicidade

A vista aérea de um depósito credenciado ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS), localizado nas margens da freeway, na zona Norte de Porto Alegre, revela um local repleto de carros expostos ao relento. A comunidade do entorno está expressando preocupação com a possibilidade de acúmulo de lixo e focos de mosquito da dengue.

Empresários e funcionários da região ressaltam a preocupação com o possível acúmulo de resíduos no local e, principalmente, com a possibilidade de foco de mosquito, visto o alto número de casos de dengue na Capital e a crescente infestação dos mosquitos nos bairros.

Caroline Colares, residente na zona Sul, frequentemente visita os estabelecimentos próximos para suas compras empresariais. Ela compartilhou a sua inquietação com a possibilidade de proliferação de mosquitos na área. Ela considera que esse tipo de depósito dever ficar em áreas mais distantes.

"Eu acho que aquilo ali não deveria existir. Deveria ficar bem longe. É horrível, pode criar bichos. Olha o mosquito da dengue agora. Tem pneus velhos, carros abertos. Por cima da sujeira, imagina lá dentro."

Um empresário local, que preferiu não se identificar, levanta questionamentos sobre a inspeção e limpeza realizadas pela vigilância sanitária. "Tinham que fazer a dedetização no local, deve ter água parada", ressalta ele.

O DetranRS esclarece que não se trata de abandono, mas sim de veículos removidos para o depósito devido a infrações de trânsito ou que estão sob disposição da polícia ou justiça. Os veículos aguardam a retirada pelos proprietários ou pela perícia, e caso isso não ocorra dentro do prazo estipulado, são encaminhados para leilão ou reciclagem.
Na cidade de Porto Alegre são sete depósitos credenciados. Eles abrigam um total de 15.510 veículos. O DetranRS enfatiza que esses depósitos não são gerenciados diretamente pelo departamento, mas sim por empresas credenciadas, sendo de responsabilidade destas a manutenção e limpeza do local.

De acordo com a assessoria do órgão, recentemente, o DetranRS enviou um comunicado a todos os seus credenciados – especialmente os que tem pátios abertos - reforçando a necessidade das medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes aegypti.

A Divisão de Fiscalização de Credenciados do DetranRS também tem alertado em suas visitas às empresas para possíveis focos do mosquito.

O CRD Autotech, de Porto Alegre, está no calendário de reciclagem veicular do DetranRS.

O DetranRS ainda ressalta que a Divisão de Fiscalização aos credenciados tem atuado fortemente em busca do cumprimento das normativas.

"No ano de 2024, já foram feitas mais de 200 vistorias nas empresas credenciadas para orientar no cumprimento das regras e autuar ou notificar quando há o descumprimento. Quanto aos CRDs, um terço dos credenciados já foram fiscalizados em 2024. Além disso, o DetranRs vem trabalhando em diversas providencias para mudar o cenário como a comissão que está criando o Novo Marco Regulatorio dos Centros de Remoção e Depósitos com o objetivo de que todos se adequem ao melhor modelo. Além disso, com a implantação do Sistema Virtual de Leilões do DetranRS em 2020 se conseguiu agilizar muito a remoção de veículos dos pátios. Nos últimos 3 anos, aproximadamente 57 mil veículos foram retirados dos depósitos credenciados. Nesse tema, constantes reuniões são mantidas com o Sindicato dos Leiloeiros de modo a se construir uma evolução no sistema de leilões virtuais para acelerar ainda mais o esvaziamento dos pátios. Quanto ao pátio mencionado, importante frisar que este não é modelo dos depósitos credenciados do DetranRS. Ele será fiscalizado e investigado”, diz a nota.

O Departamento também complementa a nota identificando os CRDs que entende serem modelos:
CRDs modelo na região de Santa Maria:
CRD Puma (Cachoeira do Sul)
CRD Eletro Car (Faxinal do Soturno)
CRD Guincho do Alemão (Vera Cruz)
CRD Pontual (Restinga Seca)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895