"Desacomodar as companhias" é o papel do estudo para o empreendedorismo, diz pesquisador alemão

"Desacomodar as companhias" é o papel do estudo para o empreendedorismo, diz pesquisador alemão

No South Summit, Carsten Schröder destacou a parceria entre universidades brasileiras e alemãs por meio do Pacto Alegre

Kyane Sutelo

Pesquisador da Alemanha e secretário de Inovação da Capital gaúcha debateram a importância da pesquisa para a inovação.

publicidade

O papel das universidades para o desenvolvimento da inovação nas cidades foi debatido no painel "Colaboração Internacional para o Desenvolvimento da Inovação Urbana", no espaço RS Innovation Stage, no Cais Mauá. A discussão aconteceu no último dia de evento e contou com o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva, e o vice-presidente para Cooperação, Inovação e Marketing da FH Münster of Applied Sciences, da Alemanha, Carsten Schröder.

“É meu primeiro South Summit e acredito totalmente no poder de inovação desta região. Temos que continuar trabalhando na interação de startups, de empresas inovadoras dessas regiões, de todas as regiões, para criar valor para o mundo", disse o painelista alemão. Segundo ele, a academia contribui para movimentar as empresas a inovarem. “O estudo do empreendedor é exatamente para desacomodar as companhias, criando essa discussão dentro delas para serem mais inovadoras", destacou. 

Schröder ainda ressaltou a importância do engajamento entre setores público e privado para a inovação, como é o caso do Pacto Alegre, que realiza o evento Moving the Cities, reunindo universidades de 6 países: Brasil, Alemanha, Colômbia, Chile, Estados Unidos e Inglaterra. "São 10 universidades, de 6 países trabalhando juntas em uma nova forma de estimular nossos estudantes a pensar de forma inovadora os problemas da cidade", disse o secretário de Inovação da Capital.

A professora Tatiana Rocha, Gerente Acadêmica da Unisinos acompanhou o evento e explicou que a iniciativa também conta com a Xregions, ação para integrar o ecossistema do Sul brasileiro com o de diversas regiões dos países participantes. Além da Unisinos, Pucrs e Ufrgs participam da Aliança para a Inovação, conjunto de universidades locais que integra o Pacto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895