Teve início nesta semana o desassoreamento e limpeza do arroio Fiuza, em Viamão. A remoção de areia, cascalho, entulhos e outros materiais que se acumularam no leito durante as enchentes do mês de maio está sendo executada por equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O arroio é o local onde a Companhia capta a água bruta, mais tarde enviada à estação de tratamento. Duas escavadeiras hidráulicas são utilizadas no serviço, que deverá estar concluído já no fim da próxima semana.
Como planejamento para o verão, a dragagem no manancial deve aumentar o volume de água captada para tratamento e distribuição à população. De acordo com a Companhia, os resíduos serão destinados para um local licenciado para o recebimento desse tipo de material que, poderá ser reaproveitado, por exemplo, em obras. O investimento no serviço, que visa a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, é de R$ 260 mil