Descida da Borges inaugura as celebrações do Carnaval 2024 em Porto Alegre

Descida da Borges inaugura as celebrações do Carnaval 2024 em Porto Alegre

Prefeito Sebastião Melo entrega a chave da Capital para a corte dos foliões

Vitória Fagundes

Prefeito Sebastiao Melo entrega a chave da cidade a Corte do Carnaval

publicidade

Na noite desta sexta-feira, o Carnaval de 2024 foi oficialmente inaugurado com a entrega simbólica da chave de Porto Alegre à corte carnavalesca. O prefeito Sebastião Melo realizou o ato simbólico com o Rei Momo Pablo Japa, a Rainha Maria Estela da Bambas da Orgia, a 1° Princesa Valentina Brandão da Império do Sol e a 2° Princesa Alicia Soares da Resenha da Sala. O ponto alto da noite foi, às 20h30min, com o desfile das escolas de sampa campeãs da Capital, Copacabana (Campeã Grupo Prata) e Estado Maior da Restinga (Grupo Ouro).

As obras na avenida Borges de Medeiros não impediram a tradicional descida, que foi adaptada. A prefeitura realizou o evento entre o Largo Glênio Peres e a Praça Montevidéu para as apresentações das duas escolas de samba vencedoras do Carnaval de 2023, garantindo o sucesso da festividade. Segundo o prefeito, o Carnaval de Porto Alegre é símbolo da arte e cultura da capital gaúcha. "Está estabelecida a folia de Porto Alegre. Viva o Carnaval de Porto Alegre", celebrou.

O secretário municipal de cultura, Henry Ventura, ressaltou que a festa gera empregos, fomenta a economia criativa e reafirma a cultura local. "Aqui, evocamos a nossa manifestação primeira, a mais genuína manifestação cultural da nossa cidade, do nosso país, que é o Carnaval. Aquela que é a principal prioridade da cultura da nossa cidade, que mobiliza a economia criativa, gera emprego, renda, mas que traz alegria e aquece os nossos corações”, enfatizou.

Carnaval 2024 descida da Borges realizada pelas escolas de Porto Alegre | Foto: Mauro Schaefer

O público marcou presença para prestigiar as apresentações da Descida da Borges em Porto Alegre, como o eletricista André Luiz Leonardo, que se emocionou: "Há uns 15 anos participo do Carnaval. Gosto de estar no desfile. O coração explode de alegria. Ainda mais se a minha escola, Estado Maior da Restinga, estiver presente".

O casal Renato Antônio Costa dos Santos e Jeneci Mara da Rosa e Silva considera a Descida da Borges uma excelente opção para aproveitar os festejos. Residindo na zona Sul, a distância até o Porto Seco, localizado na zona Norte, é considerável, tornando a Descida da Borges uma escolha mais conveniente para celebrar. "Todos os anos a gente dá uma olhadinha na Descida da Borges, e é a melhor forma de a gente ter acesso ao Carnaval."


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895