Despoluição do Lago Fasolo, em Bento Gonçalves, apresenta primeiros resultados
Corsan monitora a entrada de esgoto bruto e saída de efluente tratado do local

publicidade
Um dos locais mais bonitos de Bento Gonçalves, na Serra, o Lago Fasolo, está despoluído. A iniciativa, que era uma reivindicação de mais de 40 anos da comunidade, agora é uma realidade, o que faz com que diversas famílias escolham o local, seja para passear ou para praticar exercícios físicos, por exemplo.
Segundo os dados apresentados pelo município, a Estação de Tratamento de Esgoto concluída em julho já começou a apresentar resultados. Projetada para atender 104 economias, o local tem capacidade de 0,4 L/s, e o sistema de tratamento de esgoto sanitário instalado é de alta eficiência. A Corsan monitora a entrada de esgoto bruto e a saída do efluente tratado, além de dois pontos do lago para avaliar a progressão da sua despoluição, após a instalação da ETE.
Os resultados de monitoramento do lago em outubro de 2023, antes da implantação da ETE e de agosto a outubro de 2024, após a implantação da ETE, demonstram que ocorreu redução do parâmetro Escherichia coli. O parâmetro é o principal indicador biológico da contribuição de esgoto em recursos hídricos. Conforme os dados, a contaminação com a bactéria passou de 4870 NMP/100 ml para 340 NMP/100 ml, no ponto 01. E 708 NMP/100 ml para 30 NMP/100 ml, no ponto 02.
Em paralelo, seguem as obras de revitalização do local. A prefeitura realizou a construção da pista no entorno, que será posteriormente pavimentada, e colocou as estruturas de segurança para evitar a entrada de veículos. "Já começamos a ver os primeiros resultados desse trabalho de despoluição do Lago, com isso podemos passar para a segunda etapa, que é a conclusão da revitalização com paisagismo, iluminação, pavimentação da pista e outras ações. Para isso, queremos realizar um concurso para escolher as melhores ações para qualificar ainda mais este espaço, que é da população", destaca o prefeito Diogo Siqueira.