Determinações contra o coronavírus começam a vigorar no Sul do Estado

Determinações contra o coronavírus começam a vigorar no Sul do Estado

Cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e Canguçu têm ações de prevenção e enfrentamento

Angélica Silveira

publicidade

Várias medidas de enfrentamento ao coronavírus começam a vigorar também no Sul do Estado. Em São Lourenço do Sul, um comitê foi formado, com a participação de secretários e representantes de instituições de saúde para avaliar o cenário e discutir estratégias. Entre as medidas está a disponibilização álcool gel em repartições, assim como de cartazes com informações. Haverá reforço na higienização dos espaços públicos. A Quinta Cidadã, onde o prefeito atende o público, está suspensa, e a recomendação é que as pessoas busquem os serviços do município por telefone ou Internet.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de São Lourenço suspendeu os atendimentos coletivos no Cras e no Creas. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estão suspensas as reuniões dos grupos de hipertensos, cardiopatas e gestantes. Houve suspensão ainda de férias e licenças de profissionais de saúde. As aulas na rede municipal estão suspensas a partir desta quinta-feira, com a medida valendo até o dia 13. O município também orienta que bailes e festas sejam suspensos. Houve capacitação dos profissionais que trabalham com a limpeza em reunião com médicos e enfermeiros da rede de saúde. 

Em Canguçu, vigora desde terça-feira a suspensão da inaugurações de obras públicas e também das aulas da rede municipal. A interrupção vale também para atividades de capacitação, treinamento ou eventos coletivos com aglomeração realizados por órgãos municipais. Estão restritas as visitas no Hospital de Caridade. A prefeitura e a direção do HCC encaminharam ao Estado o pedido para reabertura da UTI a fim de garantir mais leitos. Também será contratada uma equipe de saúde voltada exclusivamente para atendimento de pacientes em caso de isolamento domiciliar. Quem precisar de atendimento deve procurar as UBSs. 

Em Rio Grande, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. suspendeu atendimentos como consultas ambulatoriais, procedimentos eletivos e exames. Seguem suspensas as visitas aos internados. As UBSs estão agora funcionando das 8h às 17h. Algumas têm atendimento até as 20h. Também foram suspensas todas as atividades do calendário escolar municipal. As determinações incluem a validação das receitas médicas por um período de 12 meses e a desburocratização do acesso à retirada de medicamentos no SUS. Também foram suspensas todas as atividades do calendário escolar municipal e canceladas todas as ações alusivas ao Março Lilás. A prefeitura também atua para estabelecer um pacto social entre diversos setores, sindicatos e organizações de trabalhadores visando ao enfrentamento do coronavírus.

Em Pelotas, decreto da prefeitura determina a suspensão por 30 dias das aulas na rede municipal a partir desta sexta-feira. O serviço de convivência dos idosos esta suspenso. Já o restaurante popular segue aberto, mas com fluxo controlado de atendimento. O Museu da Baronesa está fechado, e os eventos culturais estão suspensos por 30 dias. Serão nomeados 80 novos profissionais de saúde, que prestarão serviços preferencialmente nas UBSs, na Saúde Mental e na Vigilância Epidemiológica. Foi criada uma central telefônica para atendimento ao público (a ser divulgada), um comitê municipal de crise e uma comissão técnica da Secretaria de Saúde. A prefeitura recomenda a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas.

Servidores de Pelotas a partir de 60 anos ficam dispensados de forma facultativa da prestação de serviços presenciais, podendo, conforme a disponibilidade técnica, desempenhar as funções em domicílio. A exceção é para os profissionais de saúde, segurança e serviços essenciais. Gestantes, portadores de doenças respiratórias ou imunodeprimidos, que por recomendação médica devem se afastar do trabalho, deverão desempenhar as funções de casa. Estão suspensas as férias de profissionais de saúde e segurança viagens interestaduais e internacionais de servidores municipais. Os servidores que regressaram de locais onde há transmissão comunitária do vírus e apresentarem sintomas devem ser afastados do trabalho por 14 dias. Quem não apresentar sintomas deve trabalhar de casa por 14 dias. A prefeitura recomenda ainda a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, com público igual ou acima de 100 pessoas em locais abertos e  igual ou acima de 50 em locais fechados. Atividades em casas noturnas, festas, bailes e assemelhados que envolvam população de risco devem ser cancelados. Locais de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados e comércio em geral devem reforçar medidas de higiene e disponibilizar álcool em gel 70%.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895