Devido as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na quinta-feira, dez municípios já decretaram estado de emergência: Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Porto Belo, Florianópolis, São José, Ilhota e Palhoça. O balanço das ocorrências foi apresentado pelo secretário da Proteção e Defesa Civil de SC, Fabiano de Souza, na noite de ontem, na sede do órgão.
De acordo com a Defesa Civil do estado vizinho, Santa Catarina registra 781 desabrigados e 104 desalojados. Abrigos foram abertos em diversas cidades, como Porto Belo, Ilhota e Penha, para atender a população afetada. O trabalho das equipes de resgate e dos órgãos municipais continua intensificado, enquanto o levantamento de danos prossegue.
Diante da previsão de mais chuvas, o governador Jorginho Mello reforçou a importância da população estar atenta aos alertas e orientações dos órgãos oficiais do governo do estado. “Vai continuar tendo perigo nas encostas, porque foi muita chuva, encharcou o solo e há risco de deslizamentos. Então, quero pedir a todas as pessoas que fiquem vigilantes. Fiquem ligadas às informações atualizadas pelos órgãos credenciados”, orienta o governador do Estado.
Alerta de novos temporais e deslizamentos
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as chuvas persistentes devem continuar nas próximas horas, com risco alto de alagamentos e enxurradas no litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte. A previsão é de que, a partir da tarde desta sexta-feira a formação de temporais isolados provoquem raios, rajadas de vento e até granizo.
Além de mais chuvas, o órgão divulgou um alerta vermelho destacando os riscos de deslizamentos no litoral catarinense, nas regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí.